adplus-dvertising

Como ocorre o processo de desmineralização e remineralização?

Índice

Como ocorre o processo de desmineralização e remineralização?

Como ocorre o processo de desmineralização e remineralização?

No pH abaixo de 5.5, a saliva fica subsaturada de íons cálcio e fosfato e o dente perde minerais (desmineraliza). Tal processo de desmineralização/remineralização, também conhecido como “DES-RE”, é fisiológico e a cárie é ocasionada quando ocorre um desequilíbrio nessas reações bioquímicas.

O que é a remineralização do dente?

A remineralização pode ser definida como qual- quer ganho pela superfície dental que ocorra atra- vés da deposição de minerais na porção desmine- ralizada dos tecidos duros3. Ela não somente interrompe o processo de desmineralização, como também repara as lesões cariosas incipientes.

Como é o processo des ré?

Processo Des-Re: se dá quando o pH do esmalte está abaixo de 5,5 – quando o esmalte mais perde íons cálcio e fosfato do que ganha, ou seja, mais desmineralização. Com a presença do flúor, esse limite de pH crítico do esmalte aumenta para 4,5.

Como o fluoreto de cálcio age no auxílio da remineralização?

Depósitos de fluoreto de cálcio podem ficar retidos por meses liberando traços de fluoretos durante períodos de queda do pH, mantendo constante a concentração do mesmo na cavidade bucal, além de aumentar a resistência do dente aos ataques ácidos e potencializar a remineralização.

Como o flúor atua no processo des ré?

O flúor age reduzindo a solubilidade do esmalte por sua simples ação dinâmica no meio líquido ao nível da lesão de cárie do que pela sua posição estática, incorporado em concentração não significativa no esmalte.

Qual a causa da desmineralização dos dentes?

O odontologista destaca alguns fatores que influenciam nesse processo, como a instalação de cáries, uso de escovas de dentes duras, excesso de força na escovação, traumas dentários, ranger e apertamento dos dentes, causados por quadros de bruxismo.

Quais são os processos de remineralização?

  • Remineralização é a reconstituição dos minerais perdidos pelo organismo. Muito comum com os dentes, que passam por processos de desmineralização e remineralização constantes. As estruturas de tecido duro, por exemplo, ossos e dentes, são formados, em grande parte, por minerais. Alguns dos mais importantes são cálcio e flúor.

Qual a técnica de desmineralização?

  • A técnica de desmineralização é uma solução inteligente para o tratamento de água que será utilizada em processos industriais e para prepará-la para reuso. Esses sistemas de tratamento estão sendo cada vez mais utilizados pelas fábricas.

Qual a melhor opção para remineralização?

  • Após o paciente ter sofrido uma episódio de desmineralização, ainda há uma chance de revertê-lo. Então, entre as opções que estão disponíveis para remineralização, encontramos as seguintes situações: Sem a presença da placa, em condições naturais ou ainda com uma atuação dirigida.

Qual a diferença entre água desmineralizada e deionizada?

  • A água desmineralizada é chamada de deionizada, ou seja, é quimicamente pura. Ela possui os mesmos benefícios da água destilada, no entanto o sistema de transformação de ambas é diferente.

Postagens relacionadas: