Como tem sido o processo de implantação do SUS?

Como tem sido o processo de implantação do SUS?
O processo de implantação do SUS requer do órgão estadual de coordenação a sistematização de informações no nível de cada realidade local, para orientar os rumos de suas ações. Requer, igualmente, que esse processo seja graduaL incor- porando as especificidades de cada município.
Quando aconteceu a descentralização do SUS?
A descentralização do sistema e serviços de saúde implementada no Brasil, a partir da década de 1990, representou importante avanço no sentido da construção do Sistema Único de Saúde (SUS) 1,2,3.
Por que a descentralização?
- No terreno da política, a descentralização consiste na transferência de poder do governo central para várias autoridades que não se encontram subordinadas ao nível hierárquico. Isso significa que, em sua área de ingerência, essas autoridades podem tomar decisões autônomas.
Como ocorre a descentralização administrativa?
- A autoridade é dispersa aos demais níveis da hierarquia. Assim, a descentralização administrativa acontece quando a maioria das decisões são realizadas pelos níveis hierárquicos inferiores. Isso quer dizer que a descentralização irá colocar os pólos de decisão o mais próximo possível de cada setor e, ou, órgão de execução.
Qual a diferença entre centralização e descentralização?
- Existem alguns autores que preferem diferenciar centralização e descentralização da seguinte forma: Existe uma concentração de toda a autoridade no topo da hierarquia da empresa (na cúpula). É quando a maioria das decisões são tomadas pelos líderes, ou seja, pessoas que estão estrategicamente posicionadas em seus níveis hierárquicos superiores.
Qual a origem da descentralização territorial?
- A descentralização territorial é a que dá origem à existência de autarquias locais; a descentralização institucional, a que dá origem aos institutos públicos e às empresas públicas; e a descentralização associativa, a que dá origem às associações públicas. Quanto aos graus, há numerosos graus de descentralização.