Como é realizado o processo de craqueamento catalítico?
Índice
- Como é realizado o processo de craqueamento catalítico?
- O que vem a ser craqueamento catalítico qual a sua utilidade?
- Quais os métodos utilizados para o craqueamento do petróleo?
- Qual o nome do processo de craqueamento?
- Qual a fração mais importante do petróleo?
- Como ocorre o refinamento do petróleo?

Como é realizado o processo de craqueamento catalítico?
É um processo químico que transforma frações mais pesadas em outras mais leves através da quebra de moléculas dos compostos reagentes, fazendo o uso de catalisadores. O resultado desta quebra de cadeias carbônicas são moléculas leves (3 a 12 átomos de carbono).
O que vem a ser craqueamento catalítico qual a sua utilidade?
O craqueamento catalítico é um processo utilizado na indústria petroquímica para converter algumas frações do petróleo que são mais pesadas (isto é, constituídas por compostos de massa molar elevada) em frações mais leves, como a gasolina e o GLP, por exemplo.
Quais os métodos utilizados para o craqueamento do petróleo?
- Quais os métodos utilizados para o craqueamento do petróleo. O processo de fracionamento das moléculas do petróleo pode ser feito de duas maneiras: o craqueamento térmico, que utiliza altas temperaturase a pressão, e o craqueamento catalítico, que utiliza um catalisador para que ocorra a reação.
Qual o nome do processo de craqueamento?
- Esse processo é chamado de craqueamento e é conhecido também como cracking. A palavra “craqueamento” vem do do inglês to crack, que significa “quebrar”.
Qual a fração mais importante do petróleo?
- A gasolina é atualmente a fração mais importante do petróleo. Mas no processo de refinamento, é obtida uma porcentagem muito pequena (de 7% a 15%) de gasolina em relação à demanda atual.
Como ocorre o refinamento do petróleo?
- Como é constituído de uma mistura complexa de hidrocarbonetos, o petróleo passa por um processo de refinamento em que são obtidas as frações de petróleo, ou seja, grupos de misturas que contêm menos compostos e que possuem massa molar semelhante em cada fração.