adplus-dvertising

O que é a teoria do racionalismo?

Índice

O que é a teoria do racionalismo?

O que é a teoria do racionalismo?

O Racionalismo é uma corrente filosófica que traz como argumento a noção de que a razão é a única forma que o ser humano tem de alcançar o verdadeiro conhecimento por completo. O filósofo, físico e matemático René Descartes foi um dos principais difusores dos pensamentos ligados a essa teoria.

Quais os princípios lógicos?

  • Os Princípios Lógicos 1 Princípio de identidade Um ser é sempre idêntico a si mesmo: A é A. Se substituirmos A por Maria, por exemplo, fica: Maria é Maria. 2 Princípio da não-contradição É impossível ser e não ser ao mesmo tempo, ou um mesmo ente ser também o seu oposto. ... 3 Princípio do terceiro excluído, ou terceiro excluso

Qual a lógica para Aristóteles?

  • Com relação a esse assunto, é CORRETO afirmar que a) a lógica na concepção de Aristóteles é um instrumento que não pode ser utilizado pelas ciências. b) a lógica para Aristóteles possui um caráter instrumental e preocupa-se primordialmente com o aspecto informal de um argumento.

Como seria construído o raciocínio lógico?

  • Assim, o raciocínio lógico seria construído através da dedução de ideias, tal como os conhecimentos de Matemática, por exemplo. O Racionalismo Cartesiano ou Racionalismo de Descartes é uma referência que se faz ao pensamento de Descartes - um dos principais pensadores desta corrente.

Qual é o sentido da lógica?

  • Esse sentido fundamenta-se na estrutura lógica, quando algo "tem lógica" quer dizer que faz sentido, é uma argumentação racional. Foi o filósofo grego Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.) que criou o estudo da lógica, ele a chamava de analítica.

Postagens relacionadas: