O que é o critério de falseabilidade em uma teoria científica?

O que é o critério de falseabilidade em uma teoria científica?
A possibilidade de uma teoria ser refutada constituía para o filósofo a própria essência da natureza científica. Assim, uma teoria só pode ser considerada científica quando é falseável, ou seja, quando é possível prová-la falsa. Esse conceito ficou conhecido como falseabilidade ou refutabilidade.
Qual foi o principal objetivo do Círculo de Viena?
O Círculo de Viena buscava o desenvolvimento de uma filosofia da ciência baseada em uma linguagem lógica, a partir de procedimentos lógicos com alto rigor científico. ... Para o Círculo de Viena, o conhecimento parte de uma observação dos fatos e aquilo que não pode ser verificado é considerado desprovido de sentido.
Qual a diferença entre verificabilidade prática e verificabilidade?
- Em primeiro lugar, é necessário estabelecer uma distinção entre verificabilidade prática e verificabilidade em princípio. É claro que todos compreendemos e em muitos casos acreditamos em proposições que, de facto, não fizemos qualquer tentativa para verificar. Muitas delas são proposições que poderíamos verificar se nos déssemos a esse trabalho.
Qual o critério de verificabilidade do método indutivo?
- A observação científica, segundo ele, é sempre orientada previamente por uma teoria a ser comprovada, ou seja, a ciência que se baseia no método indutivo seleciona os fenômenos que serão investigados para a comprovação de algo que já se supõe. Por essa razão, o critério de verificabilidade nem sempre será válido.
Qual a especificidade metodológica da ciência?
- – A ciência parte de problemas (ou factos-problemas) e as teorias começam por ser hipóteses explicativas e criativas (conjeturas) que terão de ser submetidas a testes rigorosos, tendo em vista a sua refutação. – Considera que a especificidade metodológica da ciência não pode assentar na indução.