adplus-dvertising

O que são princípios de sobrecarga no treinamento físico?

Índice

O que são princípios de sobrecarga no treinamento físico?

O que são princípios de sobrecarga no treinamento físico?

Princípio da sobrecarga (ou gradualidade) É a evolução do atleta com base no aumento gradual dos estímulos aplicados para tirar o organismo da chamada homeostase, seu estado de equilíbrio natural. Atua sobre muitas variáveis, tais como tempo, intensidade, frequência e tipo de exercício.

Qual o princípio da sobrecarga progressiva?

Sobrecarga progressiva é um método ou prática que consiste na incrementação gradual de esforços aplicados ao corpo durante um programa de treinamento físico. Foi desenvolvido por Thomas Delorme, M.D. durante a reabilitação dos soldados depois da Segunda Guerra Mundial.

Quais os fatores principais para obtermos a sobrecarga?

O aumento da sobrecarga pode ser obtido através de um dos fatores indicados a seguir:

  • Frequência: Aumento do número de treinamentos em uma semana, por exemplo;
  • Volume: Aumento da distância, do número de repetições ou, por exemplo, do tempo de duração;

Qual a aplicação do princípio da sobrecarga?

  • A aplicação do princípio da sobrecarga deve ser realizada em todos os componentes do treinamento e não apenas na preparação física. Assim, como no exemplo, ter-se-ia: Preparação técnico-tática.

Como aplicar o princípio da sobrecarga progressiva?

  • Para aplicar o princípio da sobrecarga progressiva é fundamental manter um diário do seu treino. É preciso anotar, para cada série, quanto peso foi usado, em qual exercício, com quantas repetições. No treino seguinte, ao olhar a ficha, você saberá qual o próximo peso ou o próximo número de repetições que precisa alcançar.

Por que aprender a sobrecarga?

  • Aliás, mais importante do que a sobrecarga é a técnica. Mais vale aprender primeiro a execução correta do movimento sem utilizar sobrecarga do que aumentar a sobrecarga além da sua capacidade e prejudicar a postura.

Como funciona a sobrecarga progressiva?

  • Com o músculo reconstruído mais forte, você faz novamente o exercício físico e lesiona outra vez as fibras musculares. A reconstrução acontece com um reforço maior. E assim sucessivamente, até o ponto de equilíbrio. O princípio da sobrecarga progressiva é semelhante a “apertar o sapato”.

Postagens relacionadas: