Para que serve o pretérito perfeito composto?
Índice
- Para que serve o pretérito perfeito composto?
- Qual é o pretérito perfeito composto?
- O que é o pretérito perfeito composto no espanhol?
- Quando usar o Preterito perfecto?
- Como formamos o Preterito perfecto?
- Qual é o pretérito perfeito?
- Por que o pretérito perfeito afasta-se do presente?
- Quais são as flexões do pretérito perfeito?
- Qual o pretérito perfeito do conjuntivo?

Para que serve o pretérito perfeito composto?
O pretérito perfeito composto é usado para mostrar uma ação repetida que aconteceu no passado e se estende até o presente. Ele é constituído pelo verbo auxiliar "ter" conjugado no presente do indicativo e um verbo principal no particípio (-ado, -edo, -ido):
Qual é o pretérito perfeito composto?
O pretérito perfeito composto do indicativo é formado pelo presente do indicativo do verbo ter mais o particípio do verbo principal. Nota: Os tempos verbais compostos podem também ser formados com o verbo auxiliar haver, sendo contudo mais usual o verbo ter.
O que é o pretérito perfeito composto no espanhol?
Em espanhol, para falar de acontecimentos passados, podemos usar o pretérito perfecto compuesto de indicativo. ... Os verbos se conjugam da seguinte forma: o pretérito perfecto compuesto é formado pelo verbo auxiliar haber no presente do indicativo mais o verbo principal no particípio.
Quando usar o Preterito perfecto?
Em espanhol, o Pretérito Perfecto é formado com o presente do verbo “haber” e o particípio passado do verbo principal. Empregamos o Pretérito Perfecto quando falamos de um passado recente, ou se usamos expressões temporais que indicam um período de tempo não terminado (hoy, esta semana, este año, etc…).
Como formamos o Preterito perfecto?
Em espanhol, o Pretérito Perfecto é formado com o presente do verbo “haber” e o particípio passado do verbo principal.
Qual é o pretérito perfeito?
- Diz-se pretérito perfeito quando a acção se realizou na íntegra, e imperfeito se continuar a acontecer no Presente. Posto isto, no nosso idioma, o pretérito perfeito indica uma acção que já tenha acontecido e que não tem um vínculo necessário com aquilo que se realiza no presente. Ora, sendo perfeito, a acção não está relacionada com o presente.
Por que o pretérito perfeito afasta-se do presente?
- O pretérito perfeito, ora expressando uma ação concluída no tempo, afasta-se do presente, ao contrário do pretérito perfeito composto, que, exprimindo um fato repetido ou contínuo, aproxima-se dele (do presente). Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Quais são as flexões do pretérito perfeito?
- Tendo em vista que o pretérito perfeito integra uma das muitas flexões que atribuímos aos verbos, ocupemo-nos em compreender acerca de ambas as formas que o constituem: a forma simples e a composta. Para tanto, devemos estar cientes, antes de tudo, que não basta apenas memorizarmos tais flexões, como se fosse algo mecanizado.
Qual o pretérito perfeito do conjuntivo?
- Na resposta de J.N.H. a Jara Rios de , J.N.H. nos deu exemplos do pretérito perfeito e do pretérito imperfeito do conjuntivo em orações subordinadas substantivas.