adplus-dvertising

O que é a celeridade processual?

Índice

O que é a celeridade processual?

O que é a celeridade processual?

O princípio da celeridade processual, introduzido pela Emenda Constitucional 45/2004, objetiva solucionar a problemática que envolve o excesso de processos no judiciário, que se arrastam por anos à espera de julgamento, inclusive, pelo excesso de recursos protelatórios ostensivos que retardam e dificultam a tramitação ...

O que é o princípio da oralidade no processo civil?

O princípio da oralidade significa que os atos processuais do processo penal devem ser praticados oralmente na presença dos participantes processuais (arts. ... 348.º a 350.º do Código do Processo Penal - CPP), em especial no que respeita à produção de prova em sede de audiência de discussão e julgamento (art.

Qual o princípio da celeridade?

  • O princípio da celeridade encontra-se disposto na Constituição Federal, no artigo 5º LXXVIII, que traz a seguinte redação: Art. 5ª, LXXVIII. a todos, no âmbito judicial e administrativo, são assegurados a razoável duração do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação.

Qual o princípio da celeridade processual no sistema jurídico brasileiro?

  • 1 O PRINCIPIO DA CELERIDADE PROCESSUAL NO SISTEMA JURÍDICO BRASILEIRO. Os princípios remetem a ideia segundo os doutrinadores, de primeiras noções, ou seja, fontes subsidiárias de orientações aos operadores do Direito quanto ao entendimento das leis e quanto à sua aplicação.

Quais são os princípios da celeridade e duração razoável do processo?

  • Embora os princípios da celeridade e da duração razoável do processo sejam muito próximos e visem mesmo resultado (maior efetividade do processo), têm significados distintos, e se completam de forma harmônica, um servindo de reforço ao outro.

Postagens relacionadas: