São três as funções da Boa-fé no Código Civil?

São três as funções da Boa-fé no Código Civil?
Da análise da doutrina e à luz da legislação vigente, podemos elencar 3 funções da Boa-Fé objetiva, sendo elas; função interpretativa, também chamada de hermenêutica; função integrativa ou supletiva e a função de controle ou reativa.
Qual o princípio da boa-fé?
- Ambas decisões, como se conclui da leitura, reconhecem a aplicação do princípio da boa-fé objetiva em todas as fases contratuais. O princípio da boa-fé tem diversas aplicações na relações cotidianas. Porém, existe um leading case bastante conhecido do público jurídico que vale a pena trazer para elucidar.
Quais são os princípios do contrato?
- A liberdade de contratar será exercida em razão e nos limites da função social do contrato. Art. 422. Os contratantes são obrigados a guardar, assim na conclusão do contrato, como em sua execução, os princípios de probidade e boa-fé . " Ainda sobre tais princípios, temos alguns enunciados das Jornadas de Direito Civil:
Qual o princípio da boa-fé nas relações comerciais?
- Princípio da Boa-fé nas Relações Contratuais. O princípio da boa-fé está previsto no artigo 422 do Código Civil, o qual menciona: “Os contratantes são obrigados guardar, assim na conclusão do contrato, como em sua execução, os princípios de probidade e boa-fé”.
Qual é a boa fé em um negócio jurídico?
- Entende-se, portanto, que a boa fé nada mais é a ação, em um negócio jurídico, das partes agirem conforme se estipulou em seu contrato, mesmo que sua intenção seja não fazê-lo.