adplus-dvertising

O que é o óvulo das gimnospermas?

Índice

O que é o óvulo das gimnospermas?

O que é o óvulo das gimnospermas?

Nas gimnospermas, entre as quais as coníferas, os óvulos formam-se na superfície de uma escama ovulífera (portadora de óvulos), geralmente dentro de uma pinha (também designado por megastróbilo). Nos extintos pteridófitos com sementes, os óvulos surgiam na superfície das folhas.

Qual é a reprodução das gimnospermas?

As gimnospermas podem apresentar reprodução assexuada ou sexuada. A reprodução assexuada envolve uma pequena formação de raiz, que é colocada para crescimento, gerando um novo organismo, porém geneticamente idêntico ao primeiro. Esse processo é conhecido como propagação vegetativa e é também observado em angiospermas.

Quais são os gametas masculinos e femininos das gimnospermas?

Em cada arquegônio diferencia-se apenas um gameta feminino: a oosfera. ... Esses núcleos espermáticos são os gametas masculinos das gimnospermas. Um desses núcleos espermárticos fecunda a oosfera, dando origem a um zigoto diplóide. O outro gameta masculino sofre degeneração.

Onde fica o óvulo das gimnospermas?

Em outras gimnospermas, os dois tipos de estróbilos podem ocorrer numa mesma planta. O estróbilo masculino produz pequenos esporos chamados grãos de pólen. O estróbilo feminino produz estruturas denominadas óvulos. No interior de um óvulo maduro surge um grande esporo.

Quais são os tipos de esporos produzidos pelas gimnospermas?

Em seu interior são produzidos os esporos masculinos (micrósporos), através dos microsporângios. Os estróbilos femininos, também chamados de megastróbilos, são maiores e conhecidos popularmente como pinhas. Eles produzem os esporos femininos (megásporos), através dos megasporângios.

Como é constituída a estrutura reprodutiva das gimnospermas?

As estruturas reprodutivas das gimnospermas são os chamados estróbilos, que são folhas férteis onde estão presentes os microsporângios ou os megasporângios. Os estróbilos podem ser femininos ou masculinos e podem ocorrer em uma mesma planta ou em indivíduos diferentes.

Postagens relacionadas: