adplus-dvertising

Quais raízes do plexo cervical formam o nervo Frenico?

Índice

Quais raízes do plexo cervical formam o nervo Frenico?

Quais raízes do plexo cervical formam o nervo Frenico?

O nervo frênico se origina do 4º nervo cervical, (C4), com contribuições do 3º e 5º nervos cervicais (C3 e C5). Assim, o nervo frênico recebe inervação das partes de ambos o plexo cervical e o plexo braquial. Possui fibras nervosas simpáticas, motoras e sensoriais.

Quais são os nervos sensitivos do plexo cervical?

Ramos cutâneos: sensitivos e superficiais São eles: nervos occipital menor, auricular magno, transverso do pescoço e supraclaviculares. Tem trajeto ascendente e posterior para a parte posterior do escalpo, atrás do pavilhão auricular e inerva a pele do pescoço e couro cabeludo posterior, atrás da orelha.

Como é a formação do plexo braquial?

Plexo braquial consiste em um conjunto de nervos formado pelo ramo anterior da medula espinhal dos quatro nervos cervicais e o primeiro nervo torácico (C5, C6, C7, C8 e do T1). ... As raízes dão origem aos troncos superior (C5+C6), médio (C7) e inferior (C8+T1).

Qual fascículo do plexo braquial o nervo radial é formado?

Nervo Radial – originado dos ramos do quinto ao oitavo nervos cervicais e primeiro nervo torácico (C5, C6, C7, C8 e T1). Inerva os músculos tríceps braquial, braquiorradial, extensor radial longo e curto do carpo, supinador e todos músculos da região posterior do antebraço.

Como é formado o nervo cervical?

  • Ele está localizado na parte de trás do pescoço e atinge metade do músculo esternocleidomastóideo. É formado pelos ramos ventrais dos quatro primeiros nervos cervicais, ou seja, vai do segmento C1 ao C4. Entretanto, existem autores que incluem parte de C5 ao plexo cervical, pois participa da formação de um dos ramos motores: o nervo frênico.

Quais são as lesões periféricas na região cervical?

  • As lesões periféricas são raras na região cervical devido à proteção fornecida pelos músculos circundantes. Elas, ocasionalmente, ocorrem em ferimentos profundos, trauma cirúrgico, fraturas, deslocamentos, infecções, neurites múltiplas e outras doenças das vértebras cervicais.

Qual o ramo do músculo cervical descendente?

  • Ramos Musculares: O cervical descendente (C2 e C3) inerva os dois ventres do omo-hióideo e reúne-se ao hipoglosso descendente para formar a alça do hipoglosso (ou alça cervical). Há um ramo para o músculo esternocleidomastóideo oriundo de C2 e ramos para os músculos trapézio (C3 e C4) via plexo subtrapézico.

Como é formada a alça cervical?

  • A parte profunda do plexo é constituída por fibras motoras, destinando-se à musculatura ântero-lateral do pescoço e ao diafragma. Para isso, além de ramos que saem isoladamente das três alças, encontramos duas formações importantes que são a alça cervical e o nervo frênico. A alça cervical é formada por duas raízes, uma superior e outra inferior.

Postagens relacionadas: