adplus-dvertising

O que é um plano de sucessão?

Índice

O que é um plano de sucessão?

O que é um plano de sucessão?

Um plano de sucessão é uma atividade que tem por objetivo definir substitutos (sucessores) para cargos-chave dentro de uma organização. O propósito é identificar profissionais capacitados para exercerem determinado cargo, mediante qualquer eventualidade que possa acometer os atuais detentores dos postos de trabalho.

O que é e qual é o objetivo do plano de sucessão?

O plano de sucessão é uma estratégia previamente planejada para a empresa que visa formar profissionais capacitados para suprir a saída de algum colaborador futuramente. Ele é direcionado, principalmente, aos interesses da empresa e normalmente gira em torno de vagas em posições estratégicas.

Quais são as características de um plano de sucessão?

O plano de sucessão tem como principais objetivos identificar e formar um “banco” de possíveis sucessores dentro de todo e qualquer tipo de empresa. Desenvolvendo um plano de ação para cada transição de comando, sempre visando decidir quais áreas estratégicas serão consideradas e quais deverão ser ocupadas.

Qual a diferença entre plano de carreira e plano de sucessão?

O plano de carreira tem o seu foco nos propósitos do colaborador. Auxiliando-o em seu desenvolvimento pessoal e profissional dentro da empresa. Já o plano de carreira por sucessão foca nos princípios e futuro da organização.

Para que serve um plano de sucessão?

É um planejamento voltado para os interesses da empresa, com o propósito de manutenção da relevância do negócio no segmento de atuação. Como fator crítico de sucesso, a existência de um plano de sucessão bem estruturado promove significativa redução de risco para os acionistas ou investidores de uma companhia.

Porque fazer um plano de sucessão?

O plano de sucessão garante que os cargos importantes sejam ocupados pelos talentos certos, o que aumenta a eficiência da empresa. ... Isso é diferente do plano de carreira, que representa os cargos que cada profissional poderá ocupar na empresa, segundo o seu tempo de “casa” e seus resultados entregues.

Quais os principais pontos de atenção sobre um plano de sucessão?

Principais pontos de atenção em um plano de sucessão Um dos principais problemas apontados é a subutilização de recursos internos em detrimento de contratações. Acontece assim: a convivência diária tende a deixar de lado as competências dos que já trabalham na estrutura.

Como é o plano de carreira da Volkswagen e da Bayer?

Volkswagen – O plano de carreira da multinacional alemã é fundamentado no Processo de Desenvolvimento Integrado; onde o colaborador começa sendo avaliado pelo seu histórico profissional, desempenho, perfil, comportamentos e resultados obtidos.

Quais as vantagens e desvantagens do plano de sucessão?

A estruturação de um plano de sucessão já não é tão simples, e colocá-lo em prática pode ser ainda mais difícil. Porém, não é impossível. E o mais importante: um plano de sucessão tende a ser muito vantajoso. O principal benefício é a integração da gestão dos recursos humanos com a estratégia da organização.

Qual a importância de elaborar plano de sucessão?

  • A apresentação dessa estatística serve de alerta para todas as empresas sobre a necessidade de elaborar um plano de sucessão. Isso vale especialmente quando não há a devida consciência para investir tempo e recursos na preparação para o futuro.

Como repensar o plano de sucessão?

  • Se você não tem um plano de sucessão cuidadosamente definido para a sua empresa, é bom repensar a estratégia. O impacto da saída de um colaborador chave pode comprometer os resultados e o atendimento às metas da organização.

Como implantar um plano de sucessão?

  • Para implantar um plano de sucessão é necessário pensar em cargos críticos que precisam dessa atenção Como implantar um Plano de Sucessão da sua empresa? O primeiro passo para implantar um plano de sucessão deve ser a identificação das expectativas dos acionistas e da alta direção.

Qual é o plano de sucessão da equipe?

  • O plano de sucessão irá determinar alguém da equipe que já esteja familiarizado com a rotina do cargo e, portanto, esteja preparado para fazer a sucessão. Ou seja, o planejamento sucessório irá determinar um profissional suplente, tendo em mente que esse talento esteja treinado, capacitado e também conheça as atividades-chave.

Postagens relacionadas: