adplus-dvertising

O que é o período concessivo?

Índice

O que é o período concessivo?

O que é o período concessivo?

Período Concessivo: o período concessivo de férias é o prazo que a lei estabelece para que o empregador conceda as férias ao empregado. Este prazo equivale aos 12 (doze) meses subsequentes a contar da data do período aquisitivo completado.

Qual o período aquisitivo de férias?

12 meses Férias é o período de descanso anual que deve ser concedido ao empregado após o exercício de atividades por um ano, ou seja, por um período de 12 meses, período este denominado "aquisitivo". As férias devem ser concedidas dentro dos 12 meses subsequentes à aquisição do direito, período este chamado de "concessivo".

O que é período aquisitivo de férias exemplo?

Período aquisitivo de férias Após o cumprimento do período de doze meses passa a valer o período concessivo. Por exemplo, se um funcionário foi contratado em 1 de novembro de 2018, em 1 de novembro de 2019 ele cumpre o período aquisitivo.

Como saber o período aquisitivo?

O período aquisitivo começa a contar a partir da data de admissão na empresa, Ou seja, ao completar um ano de empresa o colaborador passa a ter direito a esse benefício. A cada novos 12 meses, o período aquisitivo de férias é renovado.

O que é o período aquisitivo e o período concessivo?

Quando o colaborador entra em uma organização, inicia-se a contabilização do período aquisitivo de férias. Ou seja, o Período aquisitivo corresponde aos 12 meses de trabalho, que dá ao colaborador o direito a férias de 30 dias. Já o Período concessivo é o período de 12 meses posteriores ao período aquisitivo.

Qual a diferença entre o período aquisitivo e o período concessivo de férias?

Recebe o nome de período concessivo os doze meses seguintes ao ano de trabalho (período aquisitivo) no qual o funcionário deverá usufruir do seu direito de férias de 30 dias.

Como calcular período aquisitivo e concessivo?

Ou seja, o Período aquisitivo corresponde aos 12 meses de trabalho, que dá ao colaborador o direito a férias de 30 dias. Já o Período concessivo é o período de 12 meses posteriores ao período aquisitivo.

Qual a regra para o trabalhador conquistar o período aquisitivo?

129, in fine, CLT). O empregado conquista a cada decurso de 12 meses trabalhados para o mesmo empregador o direito a um período de férias. Este lapso temporal compreendido nesta dozena de meses recebe o nome de período aquisitivo.

Quando se encerra o primeiro período aquisitivo?

  • Veja a diferença: se um funcionário foi contratado em 1 de fevereiro de 2017. No dia 1 de fevereiro de 2018 seu primeiro período aquisitivo se encerra, e se dá início ao seu primeiro período concessivo. O funcionário tem até dia 1 de fevereiro de 2019 para gozar do direito de 30 dias de férias.

Quando começa o período aquisitivo da empresa?

  • Após o funcionário ser contratado pela empresa, seu período aquisitivo começa a contar desde o primeiro dia de trabalho. Quando ele completa 12 meses de atividades, seu direito às férias é gerado, contudo isso não significa que ele precisa tirar férias logo em seguida, pois a empresa tem até o 23º mês de contratação para conceder o benefício.

Qual a diferença entre período aquisitivo e concessivo?

  • Para entender a diferença entre período aquisitivo e concessivo é necessário compreender as particularidades de cada um. Quando o colaborador entra em uma organização, inicia-se a contabilização do período aquisitivo de férias. Ou seja, o Período aquisitivo corresponde aos 12 meses de trabalho, que dá ao colaborador o direito a férias de 30 dias.

Qual o período aquisitivo do trabalhador?

  • Isso porque o primeiro intervalo de 12 meses, ou seja, de “0 (zero) a 12 (doze) meses”, quando o trabalhador é contratado, tem-se, apenas, o período aquisitivo. Nesse período o empregado está adquirindo, ainda, e tão-só, o direito de ingressar no período de concessão das suas férias.

Postagens relacionadas: