adplus-dvertising

O que forma o periodonto?

Índice

O que forma o periodonto?

O que forma o periodonto?

O periodonto de sustentação é definido como os tecidos que suportam o elemento dentário, basicamente o ligamento periodontal, o cemento radicular e o osso alveolar. Origina-se do folículo, tecido embrionário que reveste o germe dentário. ... Sua organização é feita após a erupção dentária.

Quais os componentes do periodonto de proteção e os de inserção e suas respectivas funções?

GABARITO: A O periodonto de proteção consiste na gengiva, que pode ser subdividida em gengiva marginal livre, gengiva inserida e gengiva interdental (papilar). O periodonto de sustentação inserção consiste em: osso alveolar, cemento e ligamento periodontal. ... e) Sulco gengival, cemento radicular e osso alveolar.

O que é o cemento?

Tecido conjuntivo mineralizado que recobre a dentina radicular tendo como principal função a inserção das fibras do ligamento periodontal na raiz do dente. ... O Cemento assemelha ao tecido ósseo em sua constituição, possuindo células muito similares àquelas presentes no tecido ósseo (osteoblastos e osteócitos).

Como é formado o cemento dental?

Este cemento é principalmente composto de matriz mineralizada, sem fibras colágenas detectáveis ou cementócitos, produzido exclusivamente por cementoblastos, sendo tipicamente encontrado como cemento coronal em dente humano.

O que dá origem ao periodonto de inserção?

1) Periodonto de Inserção/ sustentação: cemento + ligamento periodontal + osso alveolar. → Função de ancoragem. → Formação efetiva é induzida quando a alça cervical sofre dobramento e forma o diafragma e a bainha radicular de Hertwig (fase de raiz).

O que é o periodonto de inserção?

Tecido conjuntivo mineralizado que recobre a dentina radicular tendo como principal função a inserção das fibras do ligamento periodontal na raiz do dente.

Qual é a estrutura do periodonto?

  • O periodonto é uma estrutura dinâmica composta por tecidos que apoiam e envolvem o dente. Esses tecidos incluem a gengiva, o ligamento periodontal, o cemento e o osso alveolar. Os suprimentos vasculares e o nervoso dos tecidos também são vitais ao funcionamento normal dos tecidos periodontais.

Quais são as características normais do periodonto?

  • Divergências distintivas das características normais são considerações necessárias ao diagnóstico, e o conhecimento do estado normal é essencial para a definição das metas de tratamento. O periodonto é uma estrutura dinâmica composta por tecidos que apoiam e envolvem o dente.

Qual é a inflamação da periodontite?

  • A periodontite é uma inflamação que vai além da gengiva alcançando o tecido ósseo subjacente, o ligamento periodontal e o cemento radicular formando a bolsa periodontal; ou seja um espaço entre a gengiva e o dente maiores que 3 milímetros de profundidade, e acarretando em perda óssea.

Como funcionam os tecidos do periodonto?

  • Os suprimentos vasculares e o nervoso dos tecidos também são vitais ao funcionamento normal dos tecidos periodontais. A estrutura e função dos tecidos componentes do periodonto são mutuamente dependentes, seus processos de renovação e adaptação biológicos dinâmicos mantêm uma relação harmoniosa sob condições normais.

Postagens relacionadas: