adplus-dvertising

O que é o pedido no direito?

Índice

O que é o pedido no direito?

O que é o pedido no direito?

O pedido é a conclusão da exposição dos fatos e dos fundamentos jurídicos, exprimindo aquilo que o autor pretende do Estado frente ao réu. Sua finalidade é dupla: obter a tutela jurisdicional do Estado (uma condenação, uma declaração) e fazer valer um direito subjetivo frente ao réu.

O que é ação mediata?

Significado de Mediato adjetivo Que não tem relação direta; indireto. Que não se liga a determinada coisa senão por intermédio de outra. Causa cujo efeito é produzido somente com a ajuda de outra: causa mediata.

Qual é o pedido imediato?

  • O pedido imediato nada mais é do que o pedido que se refere à providência jurisdicional pretendida, ou seja, é a sentença ou o acórdão proferido por um magistrado, que pode se manifestar por meio de uma condenação, uma constituição de direito ou uma mera declaração.

Quais são as diferenças entre mediato e imediato?

  • A seguir, c onfira exemplos com mediato e imediato para compreender melhor a diferença entre esses termos: 1 O repórter agendou uma entrevista com o Secretário de Saúde após estabelecer contato mediato. Apenas o assessor de... 2 O repórter estabeleceu contato imediato com o Secretário de Saúde, que prontamente concedeu uma entrevista. More ...

Por que o pedido de indenização é mediato?

  • Com muita frequência somos questionados do porquê o pedido é “imediato” e o outro “mediato”. Algo é mediato quando condicionado, dependente de um terceiro. Assim sendo, na hipótese acima, o pedido de indenização por danos é mediato porquanto depende do primeiro resultado: a condenação do réu.

Qual a natureza jurídica do pedido imediato?

  • Por exemplo: Um pedido imediato está relacionado à sua natureza jurídica, podendo ser uma declaração, execução, condenação, entre outros. Já o pedido mediato diz respeito ao bem solicitado, tais como quantia em dinheiro ou imóveis que se encontram em poder do réu.

Postagens relacionadas: