adplus-dvertising

O que é o pKa química?

Índice

O que é o pKa química?

O que é o pKa química?

pKa é o logaritmo negativo da constante de dissociação de ácido ou valor Ka. Um valor de pKa mais baixo indica um ácido mais forte.

Como obter o pKa a partir do pH?

Obs.: pKa é igual ao colog da constante de ionização do ácido (Ka). Logo, seu valor pode ser determinado por –log [Ka]. Como observado acima, Henderson e Hasselbalch criaram a fórmula para o cálculo do pH de uma solução-tampão, formada por um ácido fraco e um sal que apresenta o mesmo ânion desse ácido.

Como saber se um fármaco é ácido ou básico?

É simples! Basta conhecer o pKa do fármaco e o pH do meio! O grau de ionização é determinado pela constante de dissociação de ácido (pKa) do fármaco e pelo gradiente de pH através da membrana.

Qual a função do pKa de uma substância?

pKa é a operação matemática que permite calcular a acidez de uma solução. Quanto menor o valor de pKa maior é a acidez da solução, é como se fosse o pH.

Como saber se um ácido é mais forte que o outro?

Ácido forte: aquele que tem quantidade igual ou acima de 50% de suas moléculas ionizadas em meio aquoso. Ácido moderado (ou semiforte): a ionização ocorre entre 5% a 50% das moléculas do ácido. Ácido fraco: a ionização não ultrapassa a porcentagem de 5% de moléculas.

Qual a definição dos ácidos?

  • Décadas após Arrhenius, essa definição foi aprimorada pelos cientistas Brönsted e Lowry, que definiram ácido como uma substancia capaz de doar um próton (ou seja, um íon de H +) , e depois deles apareceu Lewis, que definiu os ácidos como uma espécie química, que em qualquer meio pode aceitar um par de elétrons.

Qual é a definição do ácido forte?

  • Por definição, um ácido forte é aquele que se dissocia completamente na água; em outras palavras, um mol do ácido forte genérico, HA, produzirá um mol de H +, e um mol de base conjugada, A-, com nenhum ácido HA desprotonado permanecendo em solução.

Quando o pH de uma solução aquosa é igual ao ácido fraco?

  • Quando o pH de uma solução aquosa contendo um ácido fraco é igual ao pK a desse ácido, [HA]= [A - ]. O valor de pK a de um ácido pode ser facilmente calculado através de uma curva de titulação.

Por que os ácidos são usuais?

  • Em Bioquímica, estes ácidos têm pouco interesse porque não são usuais em sistemas biológicos. São no entanto mais usuais os ácidos fracos, ou seja, aqueles que não se dissociam totalmente em solução. Estabelece-se então um equilíbrio químico entre a espécie protonada e a espécie desprotonada; neste caso, a ionização do ácido é representada como:

Postagens relacionadas: