O que seria um paradigma dominante?
Índice
- O que seria um paradigma dominante?
- Qual a diferença entre o paradigma dominante do paradigma emergente?
- Quais são as características do paradigma dominante?
- O quê Boaventura de Sousa Santos tem chamado de crise do paradigma dominante?
- Em que consiste o paradigma emergente?
- O quê Boaventura de Sousa Santos defende?
O que seria um paradigma dominante?
O Paradigma Dominante Sendo um modelo global, a nova racionalidade científica é também um modelo totalitário, na medida em que nega o caráter racional a todas as formas de conhecimento que se não pautarem pelos seus princípios epistemológicos e pelas suas regras metodológicas.
Qual a diferença entre o paradigma dominante do paradigma emergente?
A abordagem do paradigma emergente no tocante a relação do sujeito com objeto opõe-se ao paradigma dominante (paradigma este que será tratado no próximo item) que tem como proposta o distanciamento, a não interferência no objeto.
Quais são as características do paradigma dominante?
2.1 O paradigma dominante O modelo de ciência dominante é o de racionalidade científica. Constituiu-se a partir da Revolução Científica do século 16 e desenvolveu-se, primeiramente, tendo como base as ciências naturais – apenas no século 19 estendeu-se às ciências sociais emergentes, tornando-se um modelo global.
O quê Boaventura de Sousa Santos tem chamado de crise do paradigma dominante?
A crise do paradigma dominante O autor verifica que o modelo de racionalidade científica descrito inicialmente passa por uma crise profunda. E defende algumas possibilidades: a) Essa crise é profunda e irreversível; b) Estamos passando por uma revolução científica iniciada com Einstein e a mecânica quântica.
Em que consiste o paradigma emergente?
No paradigma emergente, são as ciências sociais que influenciam o conhecimento nas ciências naturais. ... Assim, na pesquisa em metodologia em Direito há que estar sempre presente a ideia segundo o qual todo o conhecimento científico-natural é científico-social.
O quê Boaventura de Sousa Santos defende?
O pensamento de Boaventura de Sousa Santos está inserido com relevância nas ciências sociais contemporâneas, a assumir uma perspectiva crítica e propositiva em torno de três áreas principais, a saber a epistemologia, a sociologia do direito e a teoria da democracia.