O que se entende por Filosofia especulativa?
Índice
- O que se entende por Filosofia especulativa?
- Em que consiste a atividade da filosofia como crítica?
- Qual o sentido de filosofia crítica para Marx?
- Qual a finalidade da filosofia especulativa?
- Qual é a diferença entre filosofia especulativa e filosofia prática?
- Porque a filosofia é uma atividade crítica?
- O que quer dizer a palavra crítica da filosofia?
O que se entende por Filosofia especulativa?
A filosofia especulativa da história projeta a luz da interpretação histórica através de um contexto histórico de sentido a estados de coisas próprios no passado. Com esta designação é possível entender a filosofia da história de Kant, de Hegel, de Marx, etc.
Em que consiste a atividade da filosofia como crítica?
É possível definir, de maneira geral, que a atitude filosófica trata-se de um comportamento que adota posturas críticas pautadas na racionalidade em relação aos acontecimentos. A atitude filosófica é determinada pela postura crítica que o homem adota frente às determinações e imposições sociais.
Qual o sentido de filosofia crítica para Marx?
A crítica da política desenvolvida por Marx era, assim, rigorosamente, um empreendimento filosófico, mas de uma filosofia que assumia o mundo como seu objeto e se vertia para fora de si própria manifes- tando-se externamente como uma crítica da sociedade da época e como uma ne- gação da política existente.
Qual a finalidade da filosofia especulativa?
Segundo Walsh, a filosofia especulativa da história seria análoga à filosofia da natureza, ou seja, suas perguntas e respostas investigam o objeto da história como algo em si, tendo caráter metafísico por se ater a causas e buscar um sentido na história.
Qual é a diferença entre filosofia especulativa e filosofia prática?
A filosofia especulativa é desinteressada porque tende à verdade e não apenas ao que é certo ou conveniente, como tende a filosofia prática. ... Sobre a Filosofia e a Ciência, a falta de uma nitida distinção entre ambas deve-se à ignorância de cientistas sobre os limites da Ciência e o objeto da Filosofia.
Porque a filosofia é uma atividade crítica?
Na filosofia, crítica tem o significado de análise. Assim, a "filosofia crítica", em específico, designa o pensamento de Kant e seus sucessores. Ela também pode ser atribuída como um processo de retenção de fenômenos advindos do passado, sua decomposição e reconfiguração.
O que quer dizer a palavra crítica da filosofia?
A palavra “crítica” vem do Grego “kritikos”, que significa “a capacidade de fazer julgamentos”. No sentido filosófico, o senso crítico prende-se com o desenvolvimento de uma consciência reflexiva baseada no “eu” (autocrítica) e no mundo.