Como funciona o payback?
Como funciona o payback?
O payback mostra em quanto tempo você recupera o dinheiro investido em um projeto. ... O payback é um indicador que mostra em quanto tempo você vai recuperar um valor investido em determinado projeto, negócio ou aplicação.
Como calcula payback?
Para calcular o Payback em meses ou anos, basta dividir o numero de peças necessárias para pagar o investimento, pelo numero estimado de peças a produzir no período.
Como calcular o payback simples é descontado?
Aqui, você já tem o cálculo do payback considerando o fluxo de caixa, mas é preciso ponderar, como já destacamos, os juros compostos desse capital. Para simplificar, vamos direto à fórmula aplicável, considerando uma taxa de 10% a.a. para o período de um ano: PV = FV/(1 + I)...Payback Descontado:
Ano | Fluxo |
---|---|
0 | -50.000 |
1 | 9.090.90 |
2 | 8.181,81 |
Como calcular payback corrigido?
Para calcular o momento exato em que ocorre o payback, basta dividir o valor do último saldo negativo pela soma do mesmo valor somado ao primeiro saldo positivo. Dessa forma, encontramos a proporção que indica o momento do ano em que o retorno total acontece. Veja: 19,64 / (19,,46) = 0,15 (ou 15% de um ano).
Por que o Payback é simples?
- Nesse caso, se faz necessário escolher o tipo de aplicação de forma deliberada. Podemos pensar, por exemplo, no tesouro direto prefixado ou letras de crédito, por se tratarem de investimentos mais rentáveis que a poupança. Como você viu até agora, o payback simples é de fácil entendimento, mas ele não acompanha a cotação do dinheiro em tempo real.
Qual é o Payback descontado?
- Logo, o payback descontado é igual ao payback simples, com a diferença de que considera os fluxos descontados (trazidos a valor presente) para encontrar quando os fluxos de caixa pagam o investimento inicial.
Qual é o tempo do Payback?
- O valor registrado no período do fluxo de caixa, ou seja o resultado da receita menos as despesas, e quantos períodos contábeis são necessários para que o fluxo de caixa fique em zero, ou seja equilibrado. Este é o tempo do payback, quando as receitas finalmente se igualam ou superam as despesas e o investimento feito está devidamente pago.
Como calcular o Payback?
- O cálculo do payback é simples e de fácil aplicação. No entanto, é importante que o gestor esteja sempre atento ao seu fluxo de caixa e leve em consideração, nos planejamentos, a possibilidade de perdas. Além de determinar o tempo para o retorno do investimento, o payback serve também para indicar o nível de risco do investimento a curto prazo.