O que é pauperismo social?
O que é pauperismo social?
O fenômeno do pauperismo é um tema recorrente e ineliminável dos debates no interior do Serviço Social. ... Por esse motivo, "a gênese histórica do Serviço Social está embrionariamente vinculada à processualidade sócio-histórica na qual se põe a 'questão social', embora não se esgote nela".
Como surgiu o pauperismo?
O processo de pauperização e resistência da classe trabalhadora tem sua gênese com o movimento histórico de acumulação do capital, em sua forma clássica com o processo de industrialização na Inglaterra, no século XVIII.
O que é pauperização relativa?
A pauperização relativa é distinta: pode ocorrer mesmo quando as condi- ções de vida dos trabalhadores melhoram, com padrões de alimentação e moradia mais elevados; ela se caracteriza pela redução da parte que lhes cabe do total dos valores criados, enquanto cresce a parte apropriada pelos capitalis- tas (NETTO & BRAZ, ...
Qual a diferença entre pauperismo e questão social?
D o pauperismo é a manifestação mais aguda da questão social, mas não a resume. a pobreza é o resultado da falta de disposição para o trabalho dos subalternos.
O que é proletarização do trabalhador?
A proletarização refere-se ao processo social pelo qual pessoas auto-empregadas ou empregadoras (e inclusive desempregadas que não precisavam trabalhar) passam a ser mão de obra assalariada por parte de um empregador.
O que é questão social para Netto?
Compartilhando a ideia da autora, Netto (2001) afirma que a “questão social” é constitutiva do desenvolvimento do capitalismo. Diante disso, compreende-se que a referida questão está intimamente relacionada ao sistema de produção capitalista, o qual engendra as desigualdades sociais.
Como surgiu a questão social?
A questão social surgiu no século XIX, na Europa, com o objetivo de exigir a formulação de políticas sociais em benefício da classe operária, que estavam em pobreza crescente.