Como funciona o primeiro atendimento no CAPS?
Índice
- Como funciona o primeiro atendimento no CAPS?
- Como funciona atendimento no CAPS?
- Como marcar uma consulta no CAPS?
- Quem pode ser atendido em um CAPS?
- Qual o perfil de paciente de CAPS?
- Precisa agendar consulta no CAPS?
- Qual o tipo de atendimento realizado pelos CAPS?
- Como funciona o CAPS?
- Qual são os novos procedimentos de CAPS?
- Como funcionam os CAPS III?

Como funciona o primeiro atendimento no CAPS?
O primeiro atendimento serve para obter um diagnóstico do quadro clínico do paciente, que permanece em acompanhamento caso necessite de tratamento. Na unidade o paciente tem acesso a consultas médicas, oficinas terapêuticas, acolhimento, terapia em grupo e fornecimento de medicamentos.
Como funciona atendimento no CAPS?
A unidade é responsável pelo atendimento de pessoas com problemas psiquiátricos visando a recuperação da saúde mental e a integração do paciente com sua família e comunidade. Para alcançar esse objetivo, o Caps conta com uma equipe multiprofissional e com atividades coletivas e individuais, além do tratamento médico.
Como marcar uma consulta no CAPS?
Ele é gratuito e simples de conseguir: basta ir até uma unidade de saúde com o seu RG ou outro documento de identificação com foto. Após preencher um cadastro, sua carteirinha estará impressa e você já poderá ser atendido.
Quem pode ser atendido em um CAPS?
Quem pode ser atendido no CAPS? Pessoas com transtornos mentais severos e persistentes (adultos e, também, crianças e adolescentes), incluindo as enfermidades secundárias ao uso de substancias psicoativas (álcool e outras drogas).
Qual o perfil de paciente de CAPS?
O CAPS é um tipo de serviço de saúde comunitário que oferece atendimento diário a pacientes portadores de transtornos mentais severos e persistentes, em regime de tratamento intensivo, semi-intensivo e não-intensivo, de acordo com a gravidade do quadro clínico.
Precisa agendar consulta no CAPS?
Todos os CAPS trabalham em regime de porta aberta, isto é, sem necessidade de agendamento prévio ou encaminhamento, oferecendo acolhimento e tratamento multiprofissional aos usuários.
Qual o tipo de atendimento realizado pelos CAPS?
- O tipo de atendimento realizado pelos CAPS tem perspectiva do modelo de saúde ampliada, abandonando a visão de saúde como ausência de doença, na qual a atenção à saúde se voltava para um modelo biomédico, ou curativista, ou positivista.
Como funciona o CAPS?
- O Caps I realiza um serviço aberto para atendimento diário de adultos com transtornos mentais severos e persistentes em municípios entre 20 mil e 70 mil habitantes, CAPS II atende a mesma clientela em municípios com mais de 70 mil habitantes e o CAPS III realiza um serviço aberto diário e noturno durante os sete dias da semana em cidades maiores.
Qual são os novos procedimentos de CAPS?
- SOBRE OS NOVOS PROCEDIMENTOS DE CAPS A PORTARIA 854/SAS, de 12 altera e cria novos procedimentos para os Centros de Atenção Psicossocial e dá outras providências, possibilitando a qualificação das informações sobre as ações desenvolvidas por esse ponto de atenção e também sobre a complexidade do serviço.
Como funcionam os CAPS III?
- Podem funcionar 24 horas, inclusive feriados e fins de semana. Os CAPS III trabalham com uma equipe mínima de 16 profissionais com instrução entre nível médio e superior, equipe noturna e de final de semana. Este tipo de CAPS oferece acolhimento noturno, se necessário, realizando internações curtas, de algumas horas a no máximo 7 ou 10 dias.