Qual a função do objeto transicional?
Qual a função do objeto transicional?
O objeto transicional é um mediador entre mãe e filho, eu e não-eu, mundo interno e mundo externo. A mãe suficientemente boa permitirá esse objeto e através dele a criança passará de um estado de ilusão para um estado de desilusão, do relacionar-se com o objeto para o uso do objeto.
O que são fenômenos transicionais?
A existência de tal espaço depende das experiências do viver da criança, ou seja, não tem a ver com tendências herdadas. ... As experiências que passam a se desenvolver a partir deste espaço transicional, denominam-se Fenômenos Transicionais. Estes fenômenos são as primeiras etapas do uso da ilusão do bebê.
O que é objeto de apego?
Pode ser um brinquedo, um ursinho de pelúcia, um cobertor, uma fralda de pano ou qualquer outra coisa que faça tanto sentido para ele que está sempre junto. Esses são os chamados objetos de apego, ou objetos transicionais, muito importantes para o desenvolvimento emocional da criança.
Quais são os objetos transicionais?
Winnicott (pediatra e psicanalista inglês) definiu o objeto transicional como aquele utilizado pela criança para suportar a ausência materna. Segundo o autor, nos primeiros meses de vida, o bebê não tem consciência de que ele e a mãe são pessoas diferentes.
O que se entende por mãe suficientemente boa Segundo Winnicott?
O conceito foi apresentado pela primeira vez pelo pediatra e psicanalista inglês Donald Winnicott, também defensor do brincar como meio terapêutico para as crianças. Sua teoria sugere que quando a mãe tenta ser perfeita acaba sofrendo mais do que deveria, pois suas expectativas acabam sendo frustradas.