O que devemos observar na escolha do método de irrigação?

O que devemos observar na escolha do método de irrigação?
Para escolha do método adequado de irrigação, alguns aspectos devem ser considerados, como a disponibilidade e qualidade da água, energia e mão-de-obra despendida, a topografia e o tipo de solo, o custo de implantação, o clima e a cultura.
Qual é a irrigação?
- Irrigação é a aplicação artificial, uniforme e oportuna de água, distribuída pontualmente na zona efetiva das raízes ou na área total, visando repor a água consumida pelas plantas, a perdida por evaporação, transpiração e por infiltração profunda de forma a garantir condições ideais ao bom desenvolvimento das plantas.
Como funciona o sistema de irrigação?
- O sistema deve ser capaz de irrigar toda área em um tempo igual ou inferior ao turno de rega projetado. Em cada posição o sistema deverá operar por um tempo suficiente para aplicar a lâmina bruta de irrigação, o que dependerá da intensidade de aplicação de água dos aspersores.
Qual o sistema de irrigação mais adequado?
- Em consequência, deve-se selecionar o sistema de irrigação mais adequado a cada condição em particular, considerando-se os interesses envolvidos. O processo de seleção deve ser baseado em uma criteriosa análise das condições presentes, em função das exigências de cada sistema de irrigação.
Qual é o processo de seleção do sistema de irrigação?
- O processo de seleção deve ser baseado em uma criteriosa análise das condições presentes, em função das exigências de cada sistema de irrigação. Neste capítulo, serão apresentados e discutidos os principais métodos de irrigação, suas características, variações e aplicações visando os critérios básicos para seleção dos sistemas.