adplus-dvertising

O que é o mundo sensível segundo Platão?

Índice

O que é o mundo sensível segundo Platão?

O que é o mundo sensível segundo Platão?

– O mundo concreto e sensível: trata-se de um mundo acessível pelos sentidos ou material. É o mundo que conhecemos pelo olfato, paladar, audição, visão e tato. A opinião (doxa), fundamentada nas sensações, tem uma “falsa consciência” de si mesma, julgando-se correta. Esse mundo, em Platão, é um engano, um falseamento.

Qual é o mundo das ideias?

  • O mundo das ideias (o dos filósofos) é aquele onde o ser liberta-se da caverna e pode lançar seu próprio olhar para o mundo iluminado.

Quais são as coisas no mundo sensível?

  • Isto significa que no primeiro mundo as coisas existem em sua essência e como absolutas, enquanto que no segundo, apenas existem de maneira aparente, não como realmente são em si. O Mundo Sensível é o mundo que apreendemos, que sentimos e que vivemos.

Por que o mundo sensível é uma realidade?

  • Para Platão o mundo sensível é uma realidade “ fake ”. A realidade não passa de uma ilusão e, como toda fakenews, nos leva ao erro. Portanto, por percebemos o mundo com nossos sentidos, enxergamos as aparências das coisas do mundo e não sua essência.

Qual a Minha explicação para o mundo sensível?

  • Minha explicação: Eu intendi que Platão caracteriza dois mundos: o mundo sensível é o que você sente e pensa ser a realidade, ou seja, é uma ilusão e o mundo inteligível ou mundo das ideias que é o conhecimento e para Platão é a verdade e a razão. Curtir Carregando... Carregando...

Postagens relacionadas: