Quais são as exigências para atuação do conciliador e mediador no Poder Judiciário?
Índice
- Quais são as exigências para atuação do conciliador e mediador no Poder Judiciário?
- O que é um conciliador da Justiça?
- Qual é o papel do mediador de conflitos?
- Quais os requisitos mínimos exigidos pelo Código de Processo Civil para a formalidade de atuação dos conciliadores judiciais?
- Quem e como pode uma pessoa se tornar conciliadora e mediadora?
- Quem pode ser um conciliador ou mediador?
- Qual a remuneração do conciliador no Judiciário?
- Como participar do curso de mediadores judiciais?
- Quais são os impedimentos aos mediadores judiciais?

Quais são as exigências para atuação do conciliador e mediador no Poder Judiciário?
Não é preciso ser magistrado ou mesmo servidor do Judiciário para atuar como mediador judicial. Qualquer pessoa capaz, graduada há pelo menos dois anos em qualquer curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação e que tenha sido capacitada pode atuar como mediador judicial.
O que é um conciliador da Justiça?
O objetivo é prestar auxílio a qualquer cidadão na tentativa de solução de um problema, sem a necessidade de uma decisão judicial. O conciliador ou mediador, pessoa capacitada para a função, ajuda os envolvidos na demanda a encontrarem uma solução juntos, dentro da lei.
Qual é o papel do mediador de conflitos?
O mediador atua como um facilitador do entendimento entre as partes em conflito, por isso, segundo o Código de Ética de Conciliadores e Mediadores Judiciais, deve agir com imparcialidade, auxiliando e estimulando as partes a desenvolverem soluções consensuais para a disputa.
Quais os requisitos mínimos exigidos pelo Código de Processo Civil para a formalidade de atuação dos conciliadores judiciais?
Art. 1º - São princípios fundamentais que regem a atuação de conciliadores e mediadores judiciais: confidencialidade, decisão informada, competência, imparcialidade, independência e autonomia, respeito à ordem pública e às leis vigentes, empoderamento e validação.
Quem e como pode uma pessoa se tornar conciliadora e mediadora?
O conciliador deve ser capacitado na forma da Resolução CNJ n. do Conselho Nacional de Justiça. ... O mediador deve ser formado em instituição de ensino superior há pelo menos dois anos para, então, submeter-se à capacitação de que trata a Resolução CNJ n. (artigo 11 da Lei de Mediação).
Quem pode ser um conciliador ou mediador?
- Conheça detalhes sobre a Carreira de Mediador. Quem pode ser um conciliador ou mediador? Apesar de ser uma carreira diretamente relacionada ao Direito, não é necessário que o profissional seja um advogado ou bacharel em direito.
Qual a remuneração do conciliador no Judiciário?
- Um conciliador atuando no judiciário ganhará uma salário em torno de 10 mil reais em alguns estados e essa remuneração pode variar para mais ou menos. No Poder Judiciário Federal, os conciliares conseguem ter uma renda mensal superior a 10 mil reais. Conheça também a carreira de Mediador. TAGS.
Como participar do curso de mediadores judiciais?
- Após participarem do curso, os mediadores judiciais devem requerer aos Tribunais onde pretendem exercer a função a sua inscrição no cadastro de mediadores habilitados e autorizados a atuar naquela jurisdição. O cadastro deve ser criado e mantido por cada Tribunal.
Quais são os impedimentos aos mediadores judiciais?
- O Código de Ética, a Lei de Mediação e o novo CPC estabelecem alguns impedimentos aos que atuam como mediadores judiciais. Pelo prazo de um ano, os mediadores ficam impedidos de prestar serviços profissionais de qualquer natureza às partes envolvidas em processo em que tenha atuado.