Qual o risco que o bebê pode sofrer quando tem presença de mecônio no parto?
Índice
- Qual o risco que o bebê pode sofrer quando tem presença de mecônio no parto?
- Quando é produzido o mecônio?
- Como é produzido o mecônio?
- O que acontece se o bebê engole líquido amniótico?
- Como saber se há mecônio?
- Como saber se o bebê aspirou mecônio?
- Quando é eliminado o mecônio do intestino?
- Por que o mecônio é liberado?
- Como eliminar as primeiras fezes do bebê?

Qual o risco que o bebê pode sofrer quando tem presença de mecônio no parto?
Geralmente, essa complicação pode acontecer quando o parto ocorre após as 40 semanas de gestação, podendo levar a alguns problemas como a aspiração do líquido pelo bebê. Nestes casos, a aspiração do mecônio pode levar à uma inflamação das vias respiratórias e, consequentemente, dificuldade de respirar.
Quando é produzido o mecônio?
Mecônio é um material fecal de cor esverdeada bastante escura, produzida pelo feto e normalmente é expelida nas primeiras 12 horas após o nascimento. Às vezes, o mecônio é expelido antes do parto, colorindo o líquido amniótico que normalmente é de cor clara.
Como é produzido o mecônio?
O mecônio é um material fecal de cor esverdeada bem escura, formado a partir do alimento que chega ao feto pelo cordão umbilical. O mecônio pode ser liberado em duas circunstâncias. A primeira delas é quando o bebê alcança a maturidade e está pronto para nascer.
O que acontece se o bebê engole líquido amniótico?
Conclusão. Engolir líquido amniótico é absolutamente normal e o feto faz isso durante toda a gestação. Portanto não é necessário ficar preocupada com engolir líquido amniótico. Por outro lado, existe a síndrome de aspiração de mecônio, que pode causar problemas para o bebê.
Como saber se há mecônio?
O mecônio nada mais é do que o primeiro cocô do bebê, e ele pode sair depois do nascimento ou ainda dentro do útero. Se o bebê defecar na barriga, exames mostrarão o líquido amniótico verde – e é aí que os mitos começam a interferir na rotina médica.
Como saber se o bebê aspirou mecônio?
Os sintomas e sinais que podem ser visíveis e nos darão amostras de que o bebê aspirou mecônio podem ser:
- Manchas no líquido amniótico de aparência esverdeada.
- Pele de cor azulada, que é cientificamente conhecido como cianose.
- Insuficiência respiratória.
Quando é eliminado o mecônio do intestino?
- O mecônio é eliminado nas primeiras 24 horas após o nascimento devido ao estímulo da primeira amamentação. Após 3 a 4 dias, pode-se notar uma mudança na cor e consistência das fezes, o que indica que o intestino consegue desempenhar corretamente sua função.
Por que o mecônio é liberado?
- Se o mecônio liberado é porque simplesmente o bebê está com o sistema digestivo maduro para isso, não há motivo para pânico. É um processo natural. Mas, quando o mecônio é resultado de uma situação de estresse, pode ocorrer sofrimento fetal, que é um quadro que pode ser motivo para uma cesárea de emergência.
Como eliminar as primeiras fezes do bebê?
- A eliminação das primeiras fezes é um bom indicativo de que o intestino do bebê funciona corretamente, no entanto quando o bebê nasce após 40 semanas de gestação, há grande risco de aspiração do mecônio, o que pode levar a graves problemas. O mecônio é eliminado nas primeiras 24 horas após o nascimento devido ao estímulo da primeira amamentação.