Onde se encontra o melanócito?

Onde se encontra o melanócito?
Os melanócitos são derivados dos melanoblastos e estão localizados na epiderme, mais precisamente no estrato germinativo. Possuem formato de glóbulo, que é de onde partem prolongamentos que se estendem em direção à região mais superficial da epiderme (veja figura acima).
Qual o papel da melanina no processo inflamatório?
A melanina desempenha função essencial na uniformidade do tom da pele, na pigmentação pilosa e na fotoproteção contra lesão do DNA induzida por UV. A produção de melanina pode ser alterada por alguns fatores internos (reações inflamatórias ou hormonais) ou por fatores externos (exposição solar).
Quais os distúrbios afetam os melanócitos?
- Existem alguns distúrbios que podem afetar os melanócitos, gerando doenças, como: vitiligo, melasma ou cloasma, hipercromias, nervos melanocíticos e melanoma. Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/citologia/melanocito/. Arquivado em: Citologia.
Quando surgem os melanócitos congênitos?
- Os nevos melanocíticos congênitos surgem quando, devido a uma mutação genética que ocorre após a formação do embrião, há uma falha no processo de migração dos melanócitos da crista neural para a pele. Ao invés de se distribuírem uniformemente, os melanócitos atingidos pela mutação se acumulam em determinados pontos formando os nevos.
Como ocorre a produção de melanina nos melanócitos?
- A produção de melanina nos melanócitos ocorre mais precisamente no interior de organelas denominadas de melanossomos. É a quantidade dessas organelas que determina se uma pele será mais ou menos pigmentada. Nos melanócitos ocorrem diversas reações estimuladas principalmente pela enzima tirosinase, que oxida a tirosina.
Como os melanócitos fazem parte do sistema imunológico?
- Além de seu papel de proteção à luz ultravioleta, os melanócitos também fazem parte do sistema imunológico e são considerados células imunológicas.