O que é um meio de cultura CLED?
Índice
- O que é um meio de cultura CLED?
- Por que utilizamos o ágar Cled em urocultura Quais as principais características e utilizações deste meio?
- Por que utilizamos o ágar Cled em urocultura?
- Qual a vantagem da utilização do ágar Cled frente a outros meios de cultura para urocultura?
- Para que serve agar manitol?
- Quais os meios de cultura podem ser utilizados para urocultura?
- Como a diferenciação entre bactérias Gram-positivas e Gram-negativas pode contribuir para direcionar o tratamento de uma infecção bacteriana?

O que é um meio de cultura CLED?
O BD CLED Agar (Agar de cistina lactose deficiente em electrólitos) é um meio de cultura para diferenciação para utilizar no isolamento e enumeração de bactérias da urina.
Por que utilizamos o ágar Cled em urocultura Quais as principais características e utilizações deste meio?
Ágar Cled MBiolog é um meio de cultura enriquecido, destinado ao isolamento e cultivo de diversos microrganismos, recomendado para amostras de urina, fornecendo uma boa diferenciação colonial, com características diagnósticas nítidas.
Por que utilizamos o ágar Cled em urocultura?
Meios de Cultura O ágar cystine lactose electrolyte deficient (CLED) é o meio classicamente usado na maioria dos laboratórios brasileiros, pois permite o crescimento de bactérias Gram-positivas e Gram-negativas. Os meios com substratos cromogênicos têm sido amplamente utilizados para urocultura.
Qual a vantagem da utilização do ágar Cled frente a outros meios de cultura para urocultura?
A presença de CLED e MacConkey II Agar nesta biplaca permite a determinação da contagem total e o isolamento de bactérias gram-positivas e gram-negativas em amostras de urina.
Para que serve agar manitol?
O BD Mannitol Salt Agar é utilizado para o isolamento selectivo de estafilococos e para a detecção de Staphylococcus aureus provenientes de amostras clínicas.
Quais os meios de cultura podem ser utilizados para urocultura?
Há várias opções de meios para urocultura. Classicamente, os meios recomendados são o Ágar Sangue e um meio seletivo para bacilos Gram- negativos. Embora possa ser usado o Ágar Eosina Azul de Metileno ou mais comumente o Ágar MacConkey.
Como a diferenciação entre bactérias Gram-positivas e Gram-negativas pode contribuir para direcionar o tratamento de uma infecção bacteriana?
Cerca de 90 a 95% das bactérias Gram-negativas são patogênicas e muitas Gram-positivas são não patogênicas e algumas, inclusive, são úteis. As paredes mais complexas das bactérias Gram-negativas as tornam mais resistentes e dificultam que os antibióticos e outros medicamentos adentrem em seu interior.