Para que serve o ferro esponja?
Índice
- Para que serve o ferro esponja?
- Quais os processos atuais para redução direta do ferro?
- Quais são as principais impurezas que compõem o ferro gusa?
- Como é a diferença entre o processo de fabricação do ferro gusa e o ferro esponja?
- Quais são as rotas para fabricação do aço?
- Qual o papel do coque?
- Quais são os dois tipos de combustíveis usados para redução direta do ferro?

Para que serve o ferro esponja?
ferro-esponjaUm dos usos mais comuns para a esponja de ferro é na criação de ferro forjado. Ferro deste tipo é útil na criação de objetos de uso ornamental, tais como grades decorativas para portas de tela, grades anti-roubo para janelas, e até mesmo para vários tipos de tapeçarias.
Quais os processos atuais para redução direta do ferro?
Os processos de redução direta mais conhecidos são: HyL (Hayata y Lamina) do México, Midrex do Canadá, Armco, H. iron, SL-RN e Purofer. Classificação dos reatores: leito fluidizado (H. Iron), fornos de cuba (HyL e Midrex), forno rotativo (SL-RN) e retorta (Purofer e Armco).
Quais são as principais impurezas que compõem o ferro gusa?
A produção do ferro gusa é um processo químico que utiliza a redução de minérios de ferro para gerar o principal formador do aço. O ferro gusa é uma liga composta de ferro (cerca de 0,1%), carbono (de 3% a 6%), manganês (cerca de 0,5%), silício (de 1% a 4%) e enxofre (cerca de 0,1 %).
Como é a diferença entre o processo de fabricação do ferro gusa e o ferro esponja?
Ferro Esponja: Minério de ferro, granulado ou em pelotas, convertido pelo processo de Redução Direta, utilizado principalmente como substituto da sucata na fabricação de aço em forno elétrico. ... Ferro Gusa: Produto obtido em alto-forno à base de coque ou carvão vegetal.
Quais são as rotas para fabricação do aço?
Atualmente, conforme Araújo (1997), existem duas rotas básicas para a produção do aço: através de fornos a oxigênio (BOF) e fornos elétricos (EAF), onde o primeiro corresponde a aproximadamente 60% de todo aço que é produzido no mundo.
Qual o papel do coque?
O coque metalúrgico, produto da coqueificação, desempenha três funções principais no alto-forno: fornecimento de calor, gerar calor queimando na ponta das ventaneiras (papel térmico); fornecimento de gás redutor, fonte de carbono que provoca redução direta e indireta do minério de ferro (papel químico); fornecimento de ...
Quais são os dois tipos de combustíveis usados para redução direta do ferro?
02 - Combustíveis Sólidos de Alto Forno e Redução Direta: Carvão e Coque.