O que é ausência de interesse de agir?

O que é ausência de interesse de agir?
Constatada a ausência de interesse processual o processo será extinto sem resolução de mérito. Por esse prisma, constitui condição de admissibilidade da demanda e não é objeto da pronúncia de mérito do juiz (Aldo Atardi, L'interesse ad agire, Padova, Cedam, 1958, ristampa dell'edizione 1955, p. 306).
Qual é a análise do interesse processual?
- Elaborado em 04/2017. Análise do interesse processual como condição da ação ou pressuposto processual à luz da instrumentalidade do processo no CPC 2015. Ação é uma palavra que possui diversos usos jurídicos, sendo o mais comum deles o emprego como sinônimo de processo ou autos.
Qual o significado do interesse de agir?
- Aduz o mencionado autor que “Agir pode ter significado processual e extraprocessual, ao passo que ‘interesse processual’ significa, univocamente, entidade que tem eficácia endoprocessual”. Discorda, desta forma, do nomen iuris interesse de agir.
Qual a importância do interesse de agir?
- O interesse de agir é matéria muito séria ao advogado que se vê diante das aflições de seu cliente, para responder-lhe se a sua demanda é viável. Talvez tenha este instituto potencial de nos fazer pensar sobre a natureza do processo, da jurisdição e da ação e a importância que eles têm para solução da lide.
Qual a nomenclatura do interesse processual?
- Nelson Nery Junior, v. G., quando trata em sua obra sobre o tema, discorda da nomenclatura interesse de agir e adota o mais preciso interesse processual. Aduz o mencionado autor que “Agir pode ter significado processual e extraprocessual, ao passo que ‘interesse processual’ significa, univocamente, entidade que tem eficácia endoprocessual”.