adplus-dvertising

Quais os conceitos de Jung?

Índice

Quais os conceitos de Jung?

Quais os conceitos de Jung?

Jung considerou a individuação como o processo central do desenvolvimento humano. Ele criou alguns dos mais conhecidos conceitos psicológicos, incluindo o arquétipo, o inconsciente coletivo, o complexo, e a sincronicidade.

O que Carl Jung defendia?

De um lado, Jung defendia a existência de um inconsciente coletivo, que afeta as emoções e os comportamentos do consciente com o peso das origens e dos valores sociais da humanidade. Já Freud preconizava a presença do inconsciente pessoal, impulsionador do desejo sexual, dentro de uma ideia de busca de prazer.

Qual a teoria do inconsciente coletivo?

  • O Inconsciente Coletivo. Uma das teorias pela qual Jung é mais reconhecido é a teoria do inconsciente coletivo. Essa teoria foi adotada somente por algumas escolas psicológicas. Segundo Jung, o inconsciente coletivo não deve sua existência a experiências pessoais; ele não é adquirido individualmente.

Como identificar o inconsciente coletivo?

  • Como identificar o inconsciente coletivo? Caso não tenha entendido o conceito até aqui, tudo bem. Trata-se de um objeto confuso, mas devemos dar tempo para absorver melhor sua natureza. O inconsciente coletivo difere de outras teorias pelas singularidades que carrega. É uma excelente ajuda para nos entender diante do mundo.

Quais são os traços do inconsciente coletivo?

  • Tais traços funcionais do inconsciente coletivo foram chamados por Jung de arquétipos, que não seriam observáveis em si, mas apenas através das imagens que eles proporcionam.

Qual a melhor definição do inconsciente?

  • A melhor definição que sei para dizer o que é o inconsciente é: o inconsciente é o que não sabemos de nós mesmos. Muitos comportamentos, sentimentos e pensamentos não são governados pelo eu. Existe mesmo um grande região de nossa alma que é inconsciente ou, em outras palavras, que é governada pelo inconsciente.

Postagens relacionadas: