Quais as consequências do petróleo para o meio ambiente?
Índice
- Quais as consequências do petróleo para o meio ambiente?
- Quais as consequências do desmatamento em áreas protegidas por lei?
- Quais os impactos ambientais causados nos ecossistemas pelo homem?
- Por que a queima de derivados do petróleo é prejudicial ao meio ambiente?
- Quais as consequências do desequilíbrio ambiental?
- Quais são as consequências do desequilíbrio ecológico?
- Como o desequilíbrio ambiental afeta o ecossistema?
- Qual o exemplo de desequilíbrio na cadeia alimentar?

Quais as consequências do petróleo para o meio ambiente?
A utilização do petróleo traz grandes riscos para o meio ambiente desde o processo de extração, transporte, refino, até o consumo, com a produção de gases que poluem a atmosfera. Os piores danos acontecem durante o transporte de combustível, com vazamentos em grande escala de oleodutos e navios petroleiros.
Quais as consequências do desmatamento em áreas protegidas por lei?
O desmatamento leva a problemas ambientais, além da extração das madeiras e a venda das mesmas, pois além do fato de dar lucros exorbitantes a quem o faz em desacordo com o que estabelece a lei, também aumenta o desequilíbrio ao meio ambiente, a todo o eco- sistema, provoca o aquecimento global, aumento da temperatura, ...
Quais os impactos ambientais causados nos ecossistemas pelo homem?
Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.
Por que a queima de derivados do petróleo é prejudicial ao meio ambiente?
Pode levar a formação de acido nítrico, nitratos (o qual contribui para o aumento das partículas inalá- veis na atmosfera) e compostos orgânicos tóxicos. Além disto, pode levar a formação da chuva ácida, causando danos à vegetação e à colheita (Vesilind e Morgan, 2011).
Quais as consequências do desequilíbrio ambiental?
- Todas as consequências do desequilíbrio ambiental refletem de forma extremamente negativa tanto para o meio ambiente, quanto para os humanos. Aumento da temperatura global Uma vez que há maior concentração de gases estufa na atmosfera, haverá consequentemente a intensificação do efeito estufa, acarretando assim no aumento da temperatura da Terra .
Quais são as consequências do desequilíbrio ecológico?
- Dependendo do ecossistema atingido pelo desequilíbrio ecológico, as consequências podem ser intensas — demandando vários anos para sua recuperação — e até catastróficas, especialmente no caso de desequilíbrios súbitos, como desastres naturais (terremotos, tsunamis, furacões, erupções vulcânicas).
Como o desequilíbrio ambiental afeta o ecossistema?
- Como mencionado, o desequilíbrio ambiental afeta drasticamente alguns dos processos naturais do ecossistema. Muitos desses processos são necessários para a sobrevivência humana e animal na Terra, entretanto, quando alterados, representam perigo.
Qual o exemplo de desequilíbrio na cadeia alimentar?
- Um exemplo de desequilíbrio na cadeia alimentar é a introdução da agricultura em determinada região. Para plantar as espécies de interesse, retira-se a vegetação natural do local. Com isso, insetos e outros animais presentes acabam morrendo ou fugindo para outros locais. Instala-se uma monocultura e com isso reduz-se drasticamente ...