O que é imposto complementar no imposto de renda?
Índice
- O que é imposto complementar no imposto de renda?
- O que é imposto de renda suplementar?
- O que é imposto complementar código 0211?
- O que é o imposto complementar pago código 0246?
- Como pode ser retido o Imposto Complementar?
- Qual a base de cálculo do imposto de renda?
- Quais são as quotas do IRPF?
- Qual o último lote de restituição do imposto de renda 2020?

O que é imposto complementar no imposto de renda?
O recolhimento complementar é um pagamento opcional que pode ser realizado para antecipar o imposto de renda devido na Declaração de Ajuste Anual (DIRPF), no caso de recebimento de duas ou mais fontes pagadoras pessoa física e jurídica, ou mais de uma pessoa jurídica (Exemplo: pode ser utilizado por aposentados que ...
O que é imposto de renda suplementar?
O Imposto Suplementar é cobrado com multa de ofício de 75% e juros de mora. A multa de ofício terá redução de 50% se paga dentro do prazo de vencimento da Notificação de Lançamento. Os juros de mora são calculados conforme instruções para preenchimento do campo 09 do Darf, descritas no item "3" abaixo.
O que é imposto complementar código 0211?
DARF 0211 - IRPF - QUOTA DO IMPOSTO APURADO NA DECLARAÇÃO DE AJUSTE. Referido código DARF deve ser utilizado no pagamento de quota do Imposto de Renda apurado na Declaração de Ajuste da pessoa física.
O que é o imposto complementar pago código 0246?
O Imposto Renda complementar, apurado no curso do ano-calendário, poderá ser recolhido até o último dia útil do mês de dezembro do ano da percepção do rendimento. Para tanto, deverá ser utilizado o "Código de Receita 0246" no Campo 04 do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf).
Como pode ser retido o Imposto Complementar?
- Cabe ressaltar que o imposto complementar pode ser retido, mensalmente, por uma das fontes pagadoras, pessoa jurídica, desde que haja concordância, por escrito, da pessoa física beneficiária, caso em que a pessoa jurídica é solidariamente responsável com o contribuinte pelo pagamento do imposto correspondente à obrigação assumida.
Qual a base de cálculo do imposto de renda?
- A base de cálculo do Imposto de Renda, devido no regime do Carnê-leão, corresponde à soma dos rendimentos mencionados acima, que sejam efetivamente recebidos em cada mês (regime de caixa), subtraída das deduções permitidas pela legislação em vigor.
Quais são as quotas do IRPF?
- No campo “Carnê-Leão pago”, o contribuinte deve informar pagamentos efetuados por meio de Darf, com código da receita diferente de 0190. Quotas do IRPF, que são recolhidas sob o código 0211, não devem ser incluídas nessa ficha. Erros: Para contribuintes co mais de 65 anos, informar como rendimentos isentos valor superior ao limite legal.
Qual o último lote de restituição do imposto de renda 2020?
- O último lote de restituição do Imposto de Renda 2020 foi pago aos contribuintes com direito à devolução em 30 de setembro. Quem tinha restituição a receber, mas não teve a declaração liberada até a data, caiu na malha fina.