Como calcular o imposto patronal?

Como calcular o imposto patronal?
As empresas tributadas pelo regime do Lucro Presumido e Lucro Real devem recolher 20% de contribuição previdenciária patronal sobre o total da folha de pagamento da empresa, além do RAT x FAP. Ou seja, para saber quanto será pago à seguridade social é feito o seguinte cálculo: 20% do INSS + (RAT * FAP) .
O que é o imposto INSS?
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é o imposto responsável por formar o patrimônio da Previdência Social. Ou seja, trata-se de um seguro público que tem o objetivo de assegurar a aposentadoria e fornecer benefícios aos cidadãos brasileiros.
Como é feito o pagamento do INSS Patronal?
- Como é feito o pagamento do INSS Patronal? Normalmente a guia com as informações e valores para pagamento é enviada pelo Departamento Pessoal, mas pode ser emitido via internet no site da Receita Federal, através da guia de GPS (Guia da Previdência Social).
Por que esse imposto é chamado de patrão?
- Isso mesmo, esse é o imposto chamado de INSS patronal. Tem esse nome porque se remete à palavra patrão, ou seja, deve ser pago pelo empregador.
Qual a importância do Recolhimento da contribuição patronal?
- Dessa forma, o recolhimento da contribuição previdenciária patronal, popularmente conhecida como INSS patronal, é uma obrigação constitucional e fundamental para o custeio dos serviços básicos oferecidos à população. Muito importante ficar por dentro desse assunto, não é mesmo?
Como é feita a contribuição previdenciária patronal?
- Como é feita a contribuição previdenciária patronal? A contribuição previdenciária patronal, independentemente da sua base de cálculo, é recolhida, em regra, pela guia GPS (Guia da Previdência Social). A própria empresa é responsável pelos lançamentos e pela geração da guia.