O que são verbos defectivos dê exemplos?
Índice
- O que são verbos defectivos dê exemplos?
- Como é formado o presente do subjuntivo e o imperativo afirmativo e negativo dos verbos?
- Quais são os verbos no Imperativo afirmativo?
- Qual a diferença entre o imperativo afirmativo e o negativo?
- Qual o significado do imperativo?
- Qual o imperativo da língua portuguesa?

O que são verbos defectivos dê exemplos?
São exemplos de alguns verbos defectivos: adequar, falir, doer, reaver, abolir, banir, brandir, carpir, colorir, delir, explodir, ruir, exaurir, demolir, puir, delinqüir, fulgir (resplandecer), feder, aturdir, bramir, esculpir, extorquir, retorquir, soer (costumar: ter costume de), etc. ...
Como é formado o presente do subjuntivo e o imperativo afirmativo e negativo dos verbos?
Formação do imperativo afirmativo O imperativo afirmativo é formado a partir do presente do indicativo e do presente do subjuntivo. ... ª pessoa do plural (vós) derivam do presente do indicativo, sem o -s final. As restantes pessoas (ele, nós, eles) verbais derivam do presente do indicativo.
Quais são os verbos no Imperativo afirmativo?
- Frases com verbos no imperativo afirmativo 1 Façam silêncio, por favor! 2 Saiadaqui imediatamente! 3 Pedeo teu cartão de visitante ao porteiro. More ...
Qual a diferença entre o imperativo afirmativo e o negativo?
- Imperativo afirmativo e Imperativo negativo Há duas formas de imperativo: afirmativa e negativa . Tanto o imperativo afirmativo, como o negativo usam-se somente em orações absolutas, em orações principais, ou em orações coordenadas.
Qual o significado do imperativo?
- No modo imperativo a pessoa falante leva o seu interlocutor a realizar uma ação, expressando o que quer que ele faça. Assim, a ação transmitida por um verbo no imperativo é um pedido, convite, exortação, ordem, comando, conselho ou súplica. O imperativo se divide em imperativo afirmativo e imperativo negativo, sendo conjugados de forma diferente.
Qual o imperativo da língua portuguesa?
- O imperativo é um dos modos verbais da língua portuguesa. Embora seja mais conhecido por indicar ordens, o imperativo possui outras utilizações, como para dar conselhos e fazer convites e súplicas.