O que foi o imperialismo cultural?

O que foi o imperialismo cultural?
Imperialismo cultural como um modelo de organização de correlação de forças de poder que busca a homogeneização da cultura de uma sociedade (AXTMANN, 2012, p. 69). Um fenômeno global em que indústrias culturais poderosas e atores principalmente ocidentais dominam outras culturas locais, regionais e nacionais.
O que é a dominação cultural?
No processo de dominação cultural de uma sociedade, muitos de seus membros tomam ações que não a favorecem, sem consciência do dano que elas causam. Tomam-nas por cópia de padrão corriqueiro vindo do passado ou influência proposital de terceiros, que são conscientes do dano.
Como Bourdieu e Mattelart veem o imperialismo cultural?
Importantes pensadores sobre a cultura e a comunicação, como Pierre Bordieu e Armand Mattelart, têm atribuído desde os anos 1960 ao "imperialismo cultural" uma capacidade de manipulação e de dominação de audiências, principalmente daquelas que estão nas chamadas nações "periféricas", como as da América Latina.
Qual a origem do imperialismo cultural?
- Exemplos de imperialismo cultural podem ser encontrados desde a Antiguidade, como a dominação da cultura grega sobre as demais durante o Império de Alexandre Magno (processo conhecido como Helenismo ).
Quando começou o neo-imperialismo?
- O estudo do neo-imperialismo foi realizado por economistas ingleses e franceses no início do século XIX. Naquela época, um país imperialista era aquele que dominava economicamente o outro, e desse modo a capitalização das nações imperialistas gradativamente se ampliava.
Qual a influência cultural entre as culturas?
- A influência cultural é um processo que sempre ocorre entre todas as culturas que têm contato uma com a outra. Por exemplo: as tradições musicais africanas influenciaram a música afro-americana, que, por sua vez, influenciou a música dos Estados Unidos - mas o imperialismo cultural não tem nada a ver com essa transmissão.