Para que serve o exame DEXA?
Índice
- Para que serve o exame DEXA?
- O que é exame DEXA?
- Quanto custa um exame de DEXA?
- O que mede a densitometria óssea?
- Como é feito o exame DEXA?
- Como avaliar DEXA?
- Como faz o exame de densitometria óssea?
- Quais são os possíveis vieses da DEXA?
- Qual o posicionamento do doente durante o exame?
- Quais são os resultados do DXA?
- Quanto Tempo Demora o exame?

Para que serve o exame DEXA?
A densitometria óssea (DEXA) é um exame ou método de diagnóstico rápido, simples e não invasivo, que serve para medir a quantidade de massa mineral óssea existente numa dada região do corpo.
O que é exame DEXA?
Densitometria óssea, também conhecida como absormetria de ráios-x de dupla energia (DEXA ou DXA), é um método de imagem que utiliza tecnologia de raios-x para medir a perda mineral óssea. DXA é estabelecida como o método padrão para medir a perda mineral óssea hoje em dia (BMD).
Quanto custa um exame de DEXA?
O preço da densitometria óssea pode variar de acordo com o local do corpo no qual é realizado o exame. No caso de ser feito a título particular, o valor é instituído pela clínica de radiologia e varia entre R$100 e R$300.
O que mede a densitometria óssea?
A densitometria mede a massa óssea e pode detectar a osteoporose quando os valores obtidos comparados com pacientes normais estão abaixo de – 2,5 desvios padrão. Ou detectar a osteopenia, que é uma perda de massa óssea menor que a osteoporose (desvio padrão entre - 1,0 e - 2,4).
Como é feito o exame DEXA?
A Densitometria de Composição Corporal é realizada em um equipamento chamado densitômetro através da absorção de raios-X de dupla energia (DEXA ou DXA), que mede a densidade de massas magra (músculos), gordurosa e óssea do corpo inteiro e em distribuições específicas (Figura 1).
Como avaliar DEXA?
A Densitometria de Composição Corporal é realizada em um equipamento chamado densitômetro através da absorção de raios-X de dupla energia (DEXA ou DXA), que mede a densidade de massas magra (músculos), gordurosa e óssea do corpo inteiro e em distribuições específicas (Figura 1).
Como faz o exame de densitometria óssea?
O exame pode ser realizado por um médico capacitado em densitometria óssea ou por um técnico em radiografia e dura de 10 à 15 minutos. Durante a densitometria, o paciente fica deitado sobre uma mesa e o laser do aparelho de densitometria passa em ziguezague sobre os órgãos a serem examinados.
Quais são os possíveis vieses da DEXA?
- Os autores determinaram os possíveis vieses (erros sistemáticos) bem como as associações encontradas com a utilização da DEXA e o modelo de 4C na predição do percentual de gordura.
Qual o posicionamento do doente durante o exame?
- Existem pequenas diferenças no posicionamento do doente tendo em conta a parte do corpo a ser examinada. Durante o exame o doente não se pode mexer. Após a conclusão do exame é utilizado um software que analisa as imagens e forma um gráfico com a densidade óssea naquela região do corpo.
Quais são os resultados do DXA?
- O DXA faz análises transversas do corpo inteiro, em intervalos de 1cm da cabeça aos pés, e a partir dos seus resultados podemos quantificar a massa magra (muscular), massa óssea, massa gorda, percentual de gordura, percentual de massa muscular e a medida da gordura visceral.
Quanto Tempo Demora o exame?
- Quanto tempo demora o exame? O exame demora entre 15 a 20 minutos (duração média), dependendo do número de partes do corpo a estudar. Não é injetado nenhum contraste nem são realizados procedimentos invasivos. Deve trazer roupas leves e confortáveis, evitando acessórios de metal como botões ou fechos.