adplus-dvertising

Qual é a finalidade ao escrever um texto com o gênero resenha?

Índice

Qual é a finalidade ao escrever um texto com o gênero resenha?

Qual é a finalidade ao escrever um texto com o gênero resenha?

A finalidade de uma resenha é informar o leitor, de maneira objetiva e cortês, sobre o assunto tratado no livro ou artigo, evidenciando a contribuição do autor: novas abordagens, novos conhecimentos, novas teorias. A resenha visa, portanto, a apresentar uma síntese das ideias fundamentais da obra.

O que deve conter em uma resenha?

Resenha de livros: precisa-se apresentar autor, título da obra, editora, enfim, informações que localizem o leitor quanto à bibliografia que foi objeto de resenha. ... Após o segundo parágrafo, é preciso confrontar as informações com os argumentos e pontos de vista de diferentes autores quando se trata da resenha crítica.

Quais são os gêneros textuais?

  • Disciplinas Português Gêneros textuais 4 características de uma resenha. A resenha é um gênero textual de caráter técnico muito comum no meio acadêmico. Similar ao resumo, o objetivo deste texto é analisar e descrever os principais pontos de uma obra para facilitar a transmissão do conteúdo para um outro leitor.

Qual é o gênero da resenha?

  • A resenha é um gênero que está inserido em diferentes âmbitos da sociedade, especialmente no campo acadêmico. Leia mais: Crônica narrativa – gênero marcado por ações breves com tempo e espaço determinados

Quais são as características desse gênero científico?

  • Para além da estrutura das resenhas descritivas ou críticas, é importante pontuar as seguintes características desse gênero: Objetividade: Por se tratar de um gênero científico, a resenha exige certo grau de objetividade em sua linguagem, haja vista que interferências da pessoalidade do autor atrapalhariam o método da ciência.

Qual o sentido literal de um texto resenhado?

  • O uso do sentido literal é sempre bem-vindo em textos desse tipo. Concisão: Uma boa resenha deve procurar dizer o necessário, sem muitos exemplos ou repetições. Isso porque o texto tem como função ser um material de estudo, uma composição para ser lida depois, sem haver a necessidade de acessar os originais resenhados.

Postagens relacionadas: