O que é o gênero textual carta?
Índice
- O que é o gênero textual carta?
- O que deve ter em uma carta pessoal?
- Qual é o conceito de carta?
- Como montar uma carta pessoal?
- Quais são os elementos que não podem faltar em uma carta?
- Qual a diferença entre os dois modelos de gênero textual?
- Quais são os exemplos de carta pessoal?
- Como a carta pessoal pode contribuir com a comunicação?
- Qual a forma de envio da carta pessoal?

O que é o gênero textual carta?
A carta é um gênero textual de correspondência, o qual visa a estabelecer uma comunicação direta entre os interlocutores, para transmitir diferentes tipos de mensagens. Por seu contexto de circulação, as cartas podem ser divididas em: carta pessoal. ... carta oficial.
O que deve ter em uma carta pessoal?
As principais características da carta pessoal é:
- Presença de destinatário (interlocutor) e remetente (locutor)
- Uso de linguagem formal ou informal.
- Texto de ordem sentimental e subjetiva.
- Texto geralmente breve.
- Escritos na primeira pessoa do singular.
- Tema livre (seja fatos do cotidiano, acontecimentos)
Qual é o conceito de carta?
Carta, missiva (latim), ou ainda epístola (grego), é o termo que descreve um manuscrito, um datiloscrito ou um impresso destinado a estabelecer uma comunicação interpessoal escrita, entre pessoas e/ou organizações, de cunho particular.
Como montar uma carta pessoal?
Fale com o destinatário. Use sempre a saudação "Querido" para começar as cartas pessoais. Prossiga com o nome do destinatário e uma vírgula. Pense em como você costuma abordar o destinatário ao falar com ele.
Quais são os elementos que não podem faltar em uma carta?
1 – Comunicação pessoal, com temas variados e texto simples; 2 – A estrutura da carta pessoal geralmente tem: local e data, saudação ou vocativo, o texto, assinatura e despedida.
Qual a diferença entre os dois modelos de gênero textual?
- A principal diferença entre os dois modelos de gênero textual está no fato de que o texto dissertativo-argumentativo é dirigido a um receptor universal, enquanto a carta argumentativa é destinada a um receptor específico. Ambos têm como objetivo a persuasão. A carta argumentativa é composta pela saudação inicial, introdução, desenvolvimento, ...
Quais são os exemplos de carta pessoal?
- Exemplos. Para compreender melhor esse tipo de texto, segue abaixo dois exemplos de Carta Pessoal. A primeira é destinada a um amigo e por isso contém uma linguagem informal, e a segunda destinada ao diretor da escola apresenta a linguagem culta ou formal: Exemplo 1. São Paulo, 12 de janeiro de 2015.
Como a carta pessoal pode contribuir com a comunicação?
- Assim como os demais tipos de textos que podem ser utilizados para contribuir com a comunicação, a carta pessoal é um dos exemplos que integra o grupo dos gêneros textuais. É muito comum que a carta pessoal seja usada entre amigos, familiares, namorados ou namoradas, marido e esposa.
Qual a forma de envio da carta pessoal?
- Essa forma de envio, porém, é pouco utilizada atualmente. Enviada por e-mail, a carta pessoal já traz no topo a data em detalhes, inclusive o horário de envio. E o corpo do texto é inserido no espaço padrão do programa onde é escrito.