adplus-dvertising

Como calcular o grau de equilíbrio químico?

Índice

Como calcular o grau de equilíbrio químico?

Como calcular o grau de equilíbrio químico?

Para calcular a constante de um equilíbrio químico, utilizamos a concentração molar ou as pressões parciais dos participantes da reação. O cálculo da constante de equilíbrio envolve uma relação entre os participantes do produto e do reagente de uma reação química que se encontra em equilíbrio.

Como podemos deduzir a constante de equilíbrio?

A constante do equilíbrio químico em termos de concentração em quantidade de matéria (Kc) e em termos de pressão parcial (Kp) será dada pela divisão do Kdireto pelo Kinverso. Na expressão, cada concentração é elevada a um expoente correspondente ao coeficiente da respectiva substância na reação.

Qual é o grau de equilíbrio?

  • O grau de equilíbrio, simbolizado por “α”, é usado em equilíbrios químicos para indicar a relação entre a quantidade de matéria (número de mol) depois que determinado reagente foi consumido e a quantidade de matéria inicial. Assim, o grau de equilíbrio pode ser calculado por meio da seguinte expressão: α = número de mol consumido

Qual o grau de equilíbrio de uma reação química?

  • Δn é a variação do número de mols (mols dos produtos - mols dos reagentes) e apenas leva em consideração os coeficientes das substâncias no estado gasoso. O grau de equilíbrio (α) corresponde ao rendimento de uma reação química por meio da relação entre o reagente e a quantidade de mols desse reagente.

Qual o gráfico de equilíbrio químico?

  • O gráfico de equilíbrio químico apresenta sempre as mesmas variáveis: tempo, no eixo x, e concentração em mol/L, no eixo y. Qualquer curva descendente pertence a um reagente, e qualquer curva ascendente pertence a um produto. Variáveis de um gráfico de equilíbrio químico.

Quando ocorre o equilíbrio químico?

  • O equilíbrio químico ocorre quando, em uma reação reversível, a velocidade da reação direta é igual à velocidade da reação inversa. Uma vez atingido o estado de equilíbrio, as concentrações de reagentes e produtos permanecem constantes. Consideremos a equação genérica: onde v1 é a velocidade da reação direta e v~2~ a velocidade da reação inversa.

Postagens relacionadas: