adplus-dvertising

O que o método comparativo defende?

Índice

O que o método comparativo defende?

O que o método comparativo defende?

O método comparativo utiliza variáveis para apresentar a relação entre elas e chegar em uma resposta final para o todo, se atendo a característica por característica.

Qual é a ideia principal do método comparativo?

Segundo FACHIN (2001) o método comparativo se consiste em investigar coisas ou fatos e explicá-los segundo suas semelhanças e suas diferenças. Permite a análise de dados concretos e a dedução de semelhanças e divergências de elementos constantes, abstratos e gerais, propiciando investigações de caráter indireto.

Quanto ao método comparativo na sociologia assinale a opção correta?

Quanto ao método comparativo na sociologia, assinale a opção correta. ... A sociologia deve seguir o caminho da experimentação indireta ou análise das variações concomitantes, utilizando um procedimento indutivo, segundo Emile Durkheim.

O que diz o funcionalismo?

Funcionalismo é um paradigma científico que busca entender uma sociedade a partir das suas regras de funcionamento e das diferentes funções nela desempenhadas. ... O funcionalismo teve sua origem na antropologia e na sociologia, mas também é aplicado em outras áreas das ciências humanas, como na psicologia e na filosofia.

Qual o principal objetivo do método comparativo?

Objetivo estabelecer leis e correlações entre os vários grupos e fenômenos sociais, mediante a comparação. Pode ser unido ao método histórico, realizando comparações entre os dados do presente com os do passado. A comprovação e formulação de hipóteses é um dos principais objetivos do método comparativo.

Como funciona o funcionalismo?

  • Funcionalismoé uma teoria adaptada para diferentes campos de conhecimento, como a filosofia, a psicologia e a antropologia. Seu principal objetivo é explicar a sociedade, as ações coletivas e individuais, a partir de causalidades, ou seja, de funções.

Como os teóricos funcionalistas compreendem a sociedade?

  • Os teóricos funcionalistas compreendem a sociedade como cada parte da sociedade de acordo com sua função para a estabilidade da sociedade como um todo. Esta visão é portanto sistêmica, observando quais os fatores que unem as diferentes partes que compõem a sociedade formando um grande sistema, como uma máquina e suas diferentes peças e engrenagens.

Por que os funcionalistas priorizam o trabalho de campo?

  • Os funcionalistas priorizavam a descoberta dos fatos, a existência material; a realidade dos eventos deveria ser encontrada em suas manifestações no presente, por isso a importância do trabalho de campo e da observação participante.

Qual é o método comparativo?

  • Nesse comparativo é essencial o… Araucária/Março/2013 Tema: Método Comparativo Obra: Métodos e técnicas de pesquisa social – Antonio Carlos Gil (p. 16-17) O método comparativo procede pela investigação de indivíduos, classes, fenômenos ou fatos, com vistas a ressaltar as diferenças e similaridades entre eles.

Postagens relacionadas: