Como avaliar o grau de endividamento?

Como avaliar o grau de endividamento?
O Índice de Endividamento Geral (EG) é capaz de medir a dimensão da dívida total de uma instituição em comparação ao seu ativo. Na verdade, o cálculo é bem simples: basta dividir o valor total das dívidas – de curto e longo prazo – pelo total do ativo.
Como fazer o grau de endividamento?
- Abaixo, você pode conferir como fazer o cálculo de grau de endividamento identificando se a sua organização tem ou não um problema. Para chegar ao resultado do grau de endividamento é necessário considerar a relação entre passivo e ativo da companhia, em outras palavras temos a seguinte fórmula:
Qual é o endividamento?
- Faça uma análise completa de onde estão sendo investidos os recursos atualmente e identifique onde contê-los. Geralmente esse tipo de endividamento é consequência de um ritmo de operacionalidade em que não se tem muitos cuidados com o surgimento de novas despesas.
Qual o grau de endividamento de uma empresa?
- O cálculo do grau de endividamento de uma empresa é essencial para que o gestor do empreendimento tenha conhecimento de quanto se está usando de recursos de terceiros para a manutenção da operacionalidade.
Qual o grau de endividamento da Companhia?
- Para ser mais simples vou dar como exemplo um cálculo que chegou ao grau de endividamento de 35%. Basicamente, o que o cálculo está dizendo é que a companhia em questão possui 35% do seu capital financiado externamente por terceiros e 65% financiado pela geração de receitas próprias.