adplus-dvertising

Como funciona o fundo de reserva?

Índice

Como funciona o fundo de reserva?

Como funciona o fundo de reserva?

Em síntese, o fundo de reserva é um estoque de dinheiro feito para garantir que o condomínio consiga realizar investimentos porvir. Sua principal função é dar suporte financeiro para futuros investimentos do condomínio, como obras e manutenções ou pagamento de despesas emergenciais.

O que é fundo de reserva de um condomínio?

O fundo de contigência de 13º é uma responsabilidade do locatário. Esse fundo serve para custear as despesas com funcionários em dezembro. Despesas com funcionários ativos são responsabilidade do locatário, sendo classificadas como despesas ordinárias de condomínio.

Qual o limite do fundo de reserva?

O Código Civil brasileiro não prevê a constituição de um fundo de reserva. Por este motivo ele deve ser definido pela convenção condominial, que irá estipular os percentuais a serem arrecadados. Normalmente, a taxa varia entre 5% e 10%, podendo também ser estipulado um limite máximo para a receita total do fundo.

Qual a finalidade do fundo de reserva?

O que é fundo de reserva? Como o próprio nome diz, o fundo de reserva é um recurso do condomínio para possíveis despesas extraordinárias que fujam do planejamento estipulado pela previsão orçamentária do condomínio.

Qual o valor do Fundo de reserva?

  • Nessa correspondência o consorciado é informado a respeito do valor de fundo de reserva a que tem direito bem como a data em que o depósito será realizado bem como em que banco o valor estará disponível para saque em caso de ordem de pagamento.

Será que o fundo de reserva é obrigatório?

  • Não, o fundo de reserva para consórcios não é obrigatório. Como estabelecido pela legislação que discorre sobre essa modalidade de aplicação financeira, cada administradora decide se cobrará ou não essa taxa adicional, mas, uma vez que o grupo tenha o fundo de reserva, essa cobrança se torna obrigatória ao cliente.

Quais são as etapas corretas para uso do Fundo de reserva?

  • Quais são as etapas corretas para o uso do fundo de reserva? Para utilização do fundo de reserva, é necessário entender algumas diretrizes. Primeiramente, é fundamental realizar o levantamento do valor correto a ser utilizado. Nesse sentido, é válido ressaltar que o fundo não deve ser usado completamente.

Como criar um fundo de reserva para uso específico?

  • Por fim, é necessário destacar que o fundo de reserva deve ser depositado em uma conta diferente da conta bancária do condomínio voltada para despesas. Sem dúvida, isso fornece uma maior transparência à gestão financeira e ainda torna a contabilidade mais fácil. Por outro lado, o condomínio também pode criar fundos de reserva para uso específico.

Postagens relacionadas: