Como identificar fitoplâncton?
Como identificar fitoplâncton?
O fitoplâncton é composto por organismos unicelulares microscópicos com capacidade fotossintética que vivem em suspensão na coluna de água e que podem ser solitários ou coloniais, de dimensões inferiores a 1 µm até colónias maiores do que 500 µm.
Qual a composição do fitoplâncton?
O fitoplâncton é composto por indivíduos de diferentes grupos taxonômicos que apresentam algumas características comuns entre si: todos apresentam núcleo individualizado e organelas complexas em seu citoplasma, além de pigmentos fotossintetizantes (clorofila a, b, carotenoides).
Quais são os componentes do fitoplâncton?
- As cianobactérias e algas, como as diatomáceas, são componentes do fitoplâncton, pois são organismos microscópicos que fazem fotossíntese. O fitoplâncton apresenta uma limitada capacidade de locomover-se e é capaz de flutuar nas correntes de água graças a algumas estruturas que possuem, como flagelos, mucilagem e aerótopos.
Qual a importância do fitoplâncton para o meio ambiente?
- O fitoplâncton apresenta grande importância para o meio ambiente. Por serem fotossintetizantes, eles garantem, por exemplo, a oxigenação da água. Além disso, constituem a base da cadeia alimentar aquática, uma vez que são produtores. O fitoplâncton afeta ainda a quantidade de luz que penetra na coluna d'água.
Qual é o tipo de plâncton?
- É um tipo de plâncton - microorganismos microscópicos existentes no ecossistema aquático. Além dos fitoplânctons, também fazem parte deste grupo os zooplânctons, protozooplânctons e bacterioplânctons.
Que espécies vivem no plâncton?
- As espécies que vivem no plâncton durante apenas uma fase da vida (fase larval) são chamadas de meroplâncton, enquanto que as espécies que passam toda a vida no plâncton são denominadas holoplâncton.