Quais são os processos usados para transformar o gusa em ferro fundido?
Índice
Quais são os processos usados para transformar o gusa em ferro fundido?
A transformação do gusa em ferro fundido acontece em dois tipos de fornos: o forno elétrico e o forno cubilô. No forno elétrico, o processo é semelhante ao de produção do aço.
Quais as características encontradas no ferro fundido?
O ferro fundido é uma liga de ferro em mistura eutética com elementos à base de carbono e silício. Forma uma liga metálica de ferro, carbono (a partir de 2% a 7%), silício (entre 1 e 4%), podendo conter outros elementos químicos.
Por que os ferros são fundidos?
- Os ferros fundidos por sua vez, devido a sua alta concentração de carbono, precisam ser fabricados em processos de fundição e usinagem. Para a obtenção através da fundição, os materiais são adicionados em um forno de fusão e elevados a temperaturas superiores a 1.200 °C.
Qual a diferença entre aço e ferro fundido?
- Aço e ferro fundido são ligas de ferro em que o principal elemento de liga é carbono. Essas ligas são usadas em muitas aplicações devido ao aumento das propriedades desejáveis. Uma das propriedades aumentadas de aço e ferro fundido é que eles são mais difíceis do que o ferro. A presença de carbono causa alta dureza.
Qual a concentração de ferro fundido?
- Em ferro fundido, estão presentes uma maior concentração de silício (1-3% em peso) e uma maior concentração de impurezas. Como resultado, os ferro fundidos também são considerados ligas de Fe-C-Si. Os ferro fundidos podem ser facilmente moldados nas formas desejadas devido à sua maior fluidez, mas não podem ser trabalhados devido à fragilidade.
Quais são as características do ferro fundido branco?
- Ferro Fundido Branco Características próprias: Possuem elevada dureza e alta resistência a abrasão, porém são frágeis e com resistência moderada ao impacto.