adplus-dvertising

O que significa TIBC alto?

Índice

O que significa TIBC alto?

O que significa TIBC alto?

Já quando há muita transferrina não ligada ao ferro, o TIBC é alto e isso significa que o nível de ferro no sangue está inferior ao normal, e dessa maneira é muito provável que você sofre de deficiência desse mineral. Saber o valor de TIBC é fundamental para a obtenção do índice de saturação da transferrina.

Qual o nome do exame TIBC?

A capacidade total de ligação do ferro (TIBC, total iron-binding capacity) ou, por vezes, a capacidade de ligação do ferro da transferrina é um exame de laboratório médico que mede a capacidade sérica de ligação do ferro à transferrina.

Para que serve o exame de sangue transferrina?

A dosagem de transferrina normalmente é solicitada pelo médico para fazer o diagnóstico diferencial das anemias microcíticas, que são aquelas caracterizadas pela presença de hemácias menores do que o normal. Dessa forma, além da transferrina, o médico solicita a dosagem de ferro sérico e da ferritina.

O que significa UIBC?

A diferença entre a quantidade de ferro excedente e a quantidade total adicionada ao soro é equivalente à quantidade ligada a transferrina. Essa será a UIBC (capacidade de ligação do ferro não saturado) da amostra.

O que é ferritina alta?

A ferritina é uma proteína produzida no fígado e que atua no armazenamento de ferro no corpo, por isso, quando está alta, indica que há excesso do mineral. Sendo assim, a ferritina alta está relacionada ao aumento da presença de ferro na corrente sanguínea.

O que é o exame de transferrina?

O objetivo do exame é analisar a distribuição e o transporte do ferro no interior do corpo. Este exame não necessita de agendamento.

O que significa transferrina no sangue?

A transferrina é a principal proteína que se liga ao ferro no sangue e o transporta por todo o corpo. A quantidade de transferrina disponível para transportar o ferro reflete-se nas medidas da capacidade total de transporte desse metal, da capacidade não saturada de transporte e na saturação da transferrina.

Postagens relacionadas: