Como o esporte deve ser vivenciado na escola?
Como o esporte deve ser vivenciado na escola?
O esporte é capaz de desenvolver assim, as competências comunicativas, sociais e técnicas, ensinando, na prática, a lidar com as necessidades dos outros e também com a sua própria necessidade. Além do respeito, outros valores são aprendidos com a prática regular do esporte nas escolas.
Por que o esporte vem sendo trabalhado dentro das escolas?
- E, mais ainda, é preciso analisar que tipo de esporte vem sendo trabalhado dentro das escolas, pois ao mesmo passo que o esporte possibilita todos os aprendizados listados anteriormente, ele pode também constituir-se em um fator de exclusão, de elevação do individualismo, da competitividade exacerbada.
Quais são as concepções de esporte?
- Já fixadas no meio educacional, com foco principal nas aulas de Educação Física, as concepções de esporte Na escola e de esporte Da escola possuem características diferentes e até antagônicas em suas definições teóricas e nas aplicações práticas exercidas por cada uma.
Como o esporte deve ser tratado na Escola?
- Mas no âmbito escolar, nas aulas de Educação Física, como o esporte deve ou deveria ser tratado? Pois bem, existem dois termos usados: “O esporte NA escola e o esporte DA escola”.
Qual a perspectiva do esporte da escola?
- Já por outro lado, o “esporte DA escola” busca uma atuação mais pedagógica, onde o foco do professor é alcançar todos os educandos, mantendo seu interesse, participação e satisfação com as tarefas propostas. Nessa perspectiva, o esporte é modificado, suas regras são alteradas, seus materiais e local de pratica também podem sofrer modificações.