Quais são os exames periódicos na empresa?
Índice
- Quais são os exames periódicos na empresa?
- Quais são os exames periódicos?
- Quais os principais exames que os programas de saúde e segurança do trabalho exigem que os funcionários realizem?
- Quem precisa fazer exame periódico?
- Será que o exame periódico é benéfico para as empresas?
- Qual a importância do exame periódico?
- Quais são os procedimentos para o exame periódico?
- Qual é o exame periódico dos funcionários?
Quais são os exames periódicos na empresa?
Os exames médicos periódicos são fundamentais para avaliação do estado de saúde dos trabalhadores, e tem como um dos objetivos orientá-los quanto aos níveis dos fatores de risco, sejam eles físicos, químicos, biológicos ou ergonômicos, a que estão expostos em seus ambientes laborais.
Quais são os exames periódicos?
Quanto aos exames periódicos, são exames feitos no decorrer do contrato de trabalho, a fim de verificar o desenvolvimento do mesmo e a existência de alterações no quadro de saúde do funcionário. Normalmente, os exames periódicos são realizados com intervalo de 2 anos para trabalhadores entre 18 e 45 anos.
Quais os principais exames que os programas de saúde e segurança do trabalho exigem que os funcionários realizem?
Segundo o texto, todos os funcionários devem passar pelos exames médicos admissional, demissional, periódico, de retorno ao trabalho e de mudança de função. Ao final de cada exame, o médico responsável emite um atestado de saúde ocupacional (ASO), que é assinado pelo coordenador do PCMSO.
Quem precisa fazer exame periódico?
Todos os funcionários em regime de CLT precisam realizar o exame, que abrange avaliação clínica ocupacional e exames físico e mental. Em alguns casos, dependendo da função exercida, é necessário que sejam realizados exames complementares, conforme orientações da NR7.
Será que o exame periódico é benéfico para as empresas?
- Ou seja, o exame periódico também é benéfico para as empresas, visto que assegura da capacidade de prover respaldo legal em caso de ações judiciais. Quando o trabalhador alega ter adquirido um problema de saúde devido ao trabalho realizado na empresa, é a documentação que vai comprovar, ou não, a acusação.
Qual a importância do exame periódico?
- A maior importância do exame periódico está em proteger o colaborador. A empresa pode fazer mudanças ou adaptações ergonômicas para evitar o desenvolvimento de problemas mais sérios quando identifica os sintomas no estágio inicial.
Quais são os procedimentos para o exame periódico?
- Como o exame periódico está diretamente atrelado ao risco que o trabalho oferece, pode-se pedir procedimentos complementares, capazes de monitorar o impacto da atividade sobre a saúde do colaborador. Apenas a título de exemplo, podemos mencionar que a exposição constante a ruídos geralmente exige a avaliação audiométrica.
Qual é o exame periódico dos funcionários?
- O exame periódico dos funcionários é obrigatório? O exame periódico é uma avaliação clínica dos empregados, realizada a cargo da empresa, que se dá em intervalos de tempo determinados pela legislação, para que seja possível monitorar a saúde física e mental dos trabalhadores.