O que o preventivo pode detectar?
Índice
- O que o preventivo pode detectar?
- Quem deve fazer o exame preventivo?
- Quantos dias antes da menstruação posso fazer o exame preventivo?
- Como entender os resultados do exame preventivo?
- Qual é a próxima etapa do exame preventivo?
- Qual o exame preventivo para a mulher?
- Qual a frequência do exame preventivo?
O que o preventivo pode detectar?
Exame papanicolau detecta quais doenças?
- Clamídia;
- Sífilis;
- Gonorreia;
- HPV;
- Candidíase;
- Tricomoníase;
- Detectar presença de nódulos ou cistos.
Quem deve fazer o exame preventivo?
Toda mulher que tem ou já teve atividade sexual deve submeter-se a exame preventivo periódico, especialmente dos 25 aos 59 anos de idade. O exame deve ser feito dez ou vinte dias após a menstruação, pois a presença de sangue pode alterar o resultado.
Quantos dias antes da menstruação posso fazer o exame preventivo?
Não adianta colher o material para papanicolau pouco antes ou logo depois da menstruação. Nesse período, o útero descama naturalmente, o que pode prejudicar os resultados. O ideal é marcar com seu médico para fazer a coleta uma semana antes ou dez dias depois do fluxo menstrual.
Como entender os resultados do exame preventivo?
- Saiba como entender os resultados do exame preventivo. O exame preventivo é indicado para mulheres que já iniciaram a vida sexual e é recomendado que seja realizado até os 65 anos, além de ser recomendado que seja feita anualmente.
Qual é a próxima etapa do exame preventivo?
- A próxima etapa do exame preventivo é a inserção de um espéculo na vagina, um instrumento médico utilizado para afastar as paredes internas desse órgão. Esse instrumento é disponível em diversos tamanhos para se adaptar com o biótipo de cada mulher, diminuindo o desconforto do procedimento.
Qual o exame preventivo para a mulher?
- O exame preventivo é indicado para investigar alterações no útero que podem trazer complicações para a mulher, sendo realizada principalmente para: Verificar sinais de infecções vaginais, como tricomoníase, candidíase e vaginose bacteriana, principalmente por Gardnerella sp.;
Qual a frequência do exame preventivo?
- Em geral, o exame preventivo deve ser repetido todos os anos, mas a frequência pode variar dependendo da idade da mulher, além de levar em conta se os resultados dos exames anteriores revelaram algum tipo de alteração. A frequência dos exames deve ser de acordo com os critérios apresentados abaixo: