O que é estranhamento Segundo a antropologia?
Índice
- O que é estranhamento Segundo a antropologia?
- O que é a técnica do estranhamento?
- Como o estranhamento é importante para a reflexão antropológica?
- Por que a Antropologia é uma ciência da alteridade?
- O que fazer para evitar o estranhamento Segundo a antropologia?
- O que é estranhamento para a sociologia?
- Quais as “antropologias”?
- Por que a antropologia é uma ciência que estuda o homem?
- Qual é o estranhamento da arte?
- Como “estranhar” o outro?
![O que é estranhamento Segundo a antropologia?](https://i.ytimg.com/vi/4e5SYVl-Ym8/hq720.jpg?sqp=-oaymwEcCOgCEMoBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLDtCA3xQ4LrhDxT4CVDddR9W-oJMw)
O que é estranhamento Segundo a antropologia?
“Estranhar” o Outro. Reconhecer em outro indivíduo (ou em um conjunto deles) suas peculiaridades e diferenças. Não somente, mas também suas equivalências. É na prática do ESTRANHAMENTO que eu me identifico, que eu me vejo como ser único e que eu me afirmo como sendo, da mesma maneira, o Outro.
O que é a técnica do estranhamento?
O termo estranhamento é aqui tratado em um paralelo entre artes visuais e ciências sociais. Com o propósito de analisar sua presença em um estudo de caso próprio, ele é apontado como método criativo no processo de construção do trabalho analisado, bem como objetivo no momento da recepção deste.
Como o estranhamento é importante para a reflexão antropológica?
Ou seja: o estranhamento é a razão de ser da disciplina e ajuda a curar o desvio emotivo/cultural. ... Ser ação humana as torna questionáveis e, assim, passíveis de reflexão. É possível notar que essa atitude também é uma negação moderna da própria tradição, assim como o estranhamento.
Por que a Antropologia é uma ciência da alteridade?
A Antropologia é conhecida como a ciência da alteridade, porque tem como objetivo o estudo do Homem na sua plenitude e dos fenômenos que o envolvem. Com um objeto de estudo tão vasto e complexo, é imperativo poder estudar as diferenças entre várias culturas e etnias.
O que fazer para evitar o estranhamento Segundo a antropologia?
Como evitar o etnocentrismo Talvez a maior força combativa ao etnocentrismo e a qualquer tipo de preconceito seja o estudo. O incentivo ao estudo e o investimento em educação são as principais armas para combater-se, gradativamente, o preconceito enraizado na cultura de um povo.
O que é estranhamento para a sociologia?
Segundo as OCN (2006) o estranhamento significa, de modo geral, pôr em evidência os fatos cotidianos e interpretá-los como objetos de estudo da Sociologia ao compreender as causas, as regularidades e como estes influenciam os indivíduos.
Quais as “antropologias”?
- Existem, de fato, diversas “antropologias”, algumas muito conhecidas – como a Cultural e a Arqueológica, outras nem tanto – como a Visual e a Linguística. Mas além de todos estes conceitos e definições, vejo na Antropologia a ciência do ESTRANHAMENTO e, consequentemente, da ALTERIDADE. “Estranhar” o Outro.
Por que a antropologia é uma ciência que estuda o homem?
- A Antropologia realmente é uma ciência que estuda o homem. Porém, muitas outras ciências também o estudam. O que a difere das demais ciências é o estudo do ser humano em todas suas dimensões.
Qual é o estranhamento da arte?
- O estranhamento é essa forma singular de ver e apreender o mundo e aquilo que o constitui, visão que a literatura e a arte alargam, porque desafia e transforma as idéias pré-concebidas sobre o mundo e sobre as próprias formas da Arte .
Como “estranhar” o outro?
- “Estranhar” o Outro. Reconhecer em outro indivíduo (ou em um conjunto deles) suas peculiaridades e diferenças. Não somente, mas também suas equivalências. É na prática do ESTRANHAMENTO que eu me identifico, que eu me vejo como ser único e que eu me afirmo como sendo, da mesma maneira, o Outro.